2. Grades e guias

Provavelmente vai acontecer muitas vezes de você precisar colocar algo em uma imagem muito precisamente, e descobrir que não é fácil fazer usando um mouse ou mesmo uma mesa digitalizadora. Muitas vezes você pode obter melhores resultados utilizando as teclas de seta do teclado (que movem o objeto afetado um pixel de cada vez, ou 25 pixels se você segurar a tecla Shift), mas o GIMP também oferece mais duas maneiras de tornar mais fácil o posicionamento: grades e guias.

Figura 12.34. Imagem usada para os exemplos abaixo

Imagem usada para os exemplos abaixo

2.1. A Grade da imagem

Figura 12.35. Imagem com grade padrão

Imagem com grade padrão

Each image has a grid. It is always present, but by default it is not visible until you activate it by toggling ViewShow Grid in the image menu. If you want grids to be present more often than not, you can change the default behavior by checking "Show grid" in the Image Window Appearance page of the Preferences dialog. (Note that there are separate settings for Normal Mode and Fullscreen Mode.)

A aparência da grade padrão, criada quando você instala GIMP, consiste em cruzes na forma de + nas intersecções das linhas da grade, com linhas de grade espaçadas a cada 10 pixels verticalmente e horizontalmente. Você pode personalizar a grade padrão usando a página de Grade de Imagem padrão da caixa de diálogo Preferências. Se você quiser apena alterar a aparência da grade para a imagem atual, você pode ir em ImagemConfigurar grade a partir do menu da janela imagem: isso exibe o diálogo de Configurar grade.

Figura 12.36. Um estilo diferente de grade

Um estilo diferente de grade

Uma grade pode ser útil não só para julgar distâncias e relações espaciais, como pode também permitir que você alinhe as coisas exatamente com a grade, se você ligar a opção VisualizarAtrair para a grade no menu de imagem: isso faz com que o ponteiro "deforme" seu movimento seguindo qualquer linha de grade localizada dentro de uma certa distância. Você pode personalizar o limite de distância de atração através da opção "distância de atração " na guia opções da ferramentas da caixa de diálogo de Preferências , mas a maioria das pessoas parece gostar do valor padrão de 8 pixels. (Note que é perfeitamente possível atrair para a grade, mesmo que esta não esteja visível. No entanto, não é fácil de imaginar por que você pode querer fazer isso)