10. O menu Filtros

10.1. Introdução ao Menu Filtros

Figura 16.247. O menu Filtros

O menu “Filtros”

Na terminologia do GIMP, um filtro é um plug-in que modifica a aparência de uma imagem, na maioria dos casos apenas a camada ativa da imagem. Nem todos os itens deste menu atendem a essa definição, no entanto, a palavra filtro é muitas vezes mal usada para designar qualquer plug-in, independentemente do que ele faz. Na verdade, alguns dos itens do menu não modificam absolutamente nada nas imagens.

Com exceção dos três principais itens do menu Filtros, todas as entradas são fornecidas pelos plug-ins. Cada plug-in decide por si onde ele gostaria que o seu item do menu fosse colocado. Assim, o aparecimento deste menu pode ser completamente diferente para cada utilizador. Na prática, porém, a aparência não varia muito, porque a maioria dos plug-ins vêm com o GIMP quando ele é instalado, e, claro, eles estão sempre nos mesmos lugares no menu.

Os plug-ins não estão restritos apenas ao menu Filtros: um plug-in pode colocar entradas em qualquer menu. Na verdade, uma série de funções básicas do GIMP (por exemplo, Cor para alfa, no menu Camada) são implementadas por plug-ins. Mas o menu Filtros é o local padrão para um plug-in colocar as suas entradas de menu.

Para informações gerais sobre os plug-ins e como usá-los, consulte a seção sobre Plug-ins. Você pode encontrar informações sobre os filtros que são fornecidos com o GIMP no capítulo Filtros. Para filtros que você mesmoinstala, consulte as informações que vieram com eles.