6.18. Image Windows

Figura 15.103. Preferências gerais da janela de imagem

Preferências gerais da janela de imagem

This page lets you customize several aspects of the behavior of image windows.


6.18.1. Opções

Geral

Use Show all by default

Please refer to Seção 5.3, “Show All” to understand this option.

Use Dot for dot by default

Usar Pixel por ponto significa que no zoom 1:1, cada pixel da imagem corresponde a exatamente um pixel da tela. Se pixel por ponto não for usado, então o tamanho da imagem exibida é determinado pela resolução X e Y da imagem. Veja a seção sobre Redimensionar a imagem para maiores informações.

Velocidade do pontilhado na seleção

Quando você cria uma seleção, a borda da mesma é mostrada como uma linha tracejada com traços que parecem se mover, marchando lentamente ao longo da fronteira: de brincadeira, são de chamados formigas marchantes. Quanto menor o valor inserido aqui, o mais rápido a marcha das formigas (e, consequentemente, mais perturbadoras que elas são!). Formigas muito rápidas também pode afetar a performance do programa se você for trabalhar com seleções muito complexas. Nesse caso, é melhor deixar um valor bem alto aqui.

Comportamento do zoom e mudança de tamanho

Redimensionar janela ao fazer zoom

Se esta opção estiver marcada, então cada vez que você aumentar o zoom da imagem, a janela de imagem será redimensionada automaticamente para segui-lo. Caso contrário, a janela de imagem irá mantêm o mesmo tamanho quando você aumentar ou diminuir o zoom da imagem. Esta opção pode ser interessante no modo multi-janelas, mas fica bem estranha se você costuma usar o GIMP no modo de janela única.

Resize window on image size change

Se esta opção estiver marcada, então cada vez que você alterar o tamanho da imagem, cortando ou redimensionando-a, a janela de imagem será redimensionada automaticamente para seguir. Caso contrário, a janela de imagem vai manter o mesmo tamanho. Também só é útil no modo multi-janelas.

Taxa de zoom inicial

Quando são inicialmente abertas, você pode optar para que elas apareçam sempre com um fator de zoom de forma que toda a imagem se encaixe confortavelmente no seu monitor, ou, se preferir, exibidas em zoom 1:1. Se você escolher a segunda opção, e a imagem for muito grande para caber no monitor, então a janela de imagem vai mostrar apenas uma parte da imagem (mas você vai ser capaz de se deslocar para outras partes).

Barra de espaço

Enquanto a barra de espaço estiver pressionada
  • Pan view (default) or

  • Toggle to Move Tool

  • No action

Cursores do Mouse

Mostrar contorno do pincel

Se esta opção estiver marcada, então, quando você usar uma ferramenta de pintura, o contorno do pincel será mostrado na imagem ao mover o mouse. Em sistemas lentos, se o pincel for muito grande, isso pode, ocasionalmente, causar algum atraso na capacidade do GIMP de seguir seus movimentos: neste caso, desmarcar a opção pode ajudar. Caso contrário, você provavelmente vai achar que é bastante útil. Note que devido a pincéis animados e dinâmicas de pintura, a forma final do pincel só é definida quando se pinta na imagem de fato, então o contorno mostrado nem sempre corresponde ao que vai aparecer.

Exibir cursor para ferramentas de pintura

Se esta opção estiver marcada, um cursor será mostrado na tela, independente do contorno do pincel, se o contorno do pincel estiver sendo mostrado. O tipo de cursor é determinado pela próxima opção.

Cursor mode

Esta opção não tem efeito a menos que Exibir cursor para as ferramentas de pintura estiver marcada. Se estiver, você tem três opções: ícone da ferramenta, gera uma pequena representação em ícone da ferramenta ativa, que será mostrada ao lado do cursor; Ícone da ferramenta com cruz, mostra o ícone, como uma cruz, indicando o centro do cursor, ou Apenas marcação em cruz.

Pointer handedness

This option decides the direction of the pointer. The default is Right-handed. When Left-handed is chosen, the pointer is flipped horizontally.