5.5. Zoom

Figura 16.44. O submenu de Zoom no menu Visualizar

O submenu de “Zoom” no menu “Visualizar”

O submenu Zoom contém vários comandos que controlam a ampliação da imagem na janela de imagem (aproximação). Aumentar uma imagem (aproximar) é útil caso você precise trabalhar com alta precisão, fazendo modificações na imagem a nível de pixel ou seleções precisas. Por outro lado, diminuir uma imagem (afastar) é útil para ter uma impressão geral da imagem e enxergar os resultados de alterações que afetem toda a imagem. Perceba que aproximar e afastar não é uma ação que pode ser desfeita, já que isso não afeta os dados da imagem, apenas o modo como ela é exibida.

[Dica] Dica

Além das entradas deste submenu, também existe um menu de ampliação na parte inferior da borda da janela de imagem (isso caso a barra de status esteja sendo exibida), onde diversos níveis de zoom pré-definidos estão disponíveis.

Você também pode realizar ajustes de zoom na janela de navegação. Você também pode usar a ferramenta de Zoom que permite enquadrar, no zoom, uma área em particular de uma imagem.

5.5.1. Activating the Submenu

  • You can access this submenu from the main menu through ViewZoom. Note that the Zoom label on the View menu shows the current zoom factor, for example, Zoom (100%).

5.5.2. Conteúdos do submenu de Zoom

Os vários comandos do submenu Zoom estão descritos abaixo, juntos com seus atalhos de teclado padrão, caso existam.

Reverter zoom

(Shortcut: ` [grave accent,backtick]) This command will reset the zoom factor to the previous value, which is also shown by this label, for example Revert Zoom (100%). If you never changed the zoom factor of the active image, this entry is disabled.

Diminuir

(Atalho: -) Toda vez que o Diminuir é usado, o nível de zoom é diminuído em 30%. Existe um valor mínimo de zoom de 0,39%.

Aumentar

(Atalho: +) Toda vez que oAumentar é usado, o nível de zoom aumenta em cerca de 30%. O valor máximo de zoom possível é de 25600%.

[Nota] Nota

O atalho de teclado para Aumentar é controverso pois é uma operação muito comum e tanto nos teclados com layout Brasileiro, a tecla Shift precisa estar pressionada para usa-lo. (Este não é o caso dos teclados europeus.) Se você deseja ter um atalho de teclado diferente, você pode criar um atalho dinâmico; veja a seção de ajuda Preferências da interface de usuário para instruções.

Ajustar imagem na janela

(Atalho: Shift+Ctrl+J). Este comando aproxima a imagem para que ela seja o maior possível, desde que continue a caber completamente dentro da janela. Normalmente haverá um espaço em dois lados da imagem, mas não nos quatro lados.

Fill Window

Este comando aproxima a imagem o quanto for possível sem que sobre nenhum espaço nas laterais para ser exibido. Isso significa que a imagem passa a caber na janela perfeitamente em uma dimensão (ex. na horizontal), mas normalmente se estende além das bordas da janela em outra dimensão.

Zoom to Selection

This command zooms the image so that the selection fits the smallest dimension of the image window.

A:B (X%)

Com esses comandos, você pode selecionar um dos níveis de pré-definidos de zoom. Cada um dos itens do menu contém uma proporção, assim como um valor percentual. Perceba que cada nível de zoom pré-definido possui seu próprio atalho de teclado. O nível atual de zoom fica marcado com com um grande ponto.

Outro

Este comando abre uma janela que permite escolher qualquer nível de zoom que você desejar, com níveis entre 1:256 (0.39%) até 256:1 (25600%).

[Dica] Dica

Quando você está trabalhando a nível de pixel, você pode usar o comando Nova visualização. Isso permite enxergar o que está acontecendo à imagem em seu tamanho normal ao mesmo tempo.