11.14. Traçar

11.14.1. Visão-geral

Figura 17.239. Exemplo de traçar

Exemplo de traçar

Filtro traçar aplicado


O comando traçar é um script de Script-Fu que cria uma nova camada preenchida com um efeito de traçado e adiciona essa camada à imagem através de uma sobreposição ou mapa de relevo. O resultado da imagem irá parecer como se tivesse sido impresso em fitas traçadas de papel, fitas de madeira, ou bambu cortado.

If the image is in indexed colors, this menu entry is disabled.

Esse filtro adiciona uma camada no modo multiplicar acima da camada na qual você ativou o comando. A textura de traçado é criada em tons de cinza.

11.14.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersArtisticWeave….

11.14.3. Opções

Figura 17.240. Opções do filtro traçar

Opções do filtro “traçar”

Para produzir uma textura de faixa grossa, aumente o espaçamento das faixas e/ou diminua a largura das faixas.

Para fitas muito tensionadas, diminua a profundidade da sombra.

Largura das faixas

Com essa opção você pode definir a largura da fita em pixel com valores entre 0,0 e 256,0. Por padrão estão definidos 30,0 pixels.

Espaçamento das faixas

Com essa opção você pode definir a distancia à faixa vizinha ou o tamanho do quadrado preto em valores de pixel entre 0,0 e 256,0. Por padrão estão definidos 10 pixels.

Escuridão da sombra

Com essa opção você pode definir a escuridão das faixas finas através de uma porcentagem. Valores menores mostram faixas mais claras. O valor padrão definido é 75,0%.

Profundidade da sombra

Com essa opção você pode definir o nível de escuridão da sombra nas sobreposições em valores de porcentagem. Valores mais altos mostram fitas mais onduladas, enquanto que valores menores mostram uma superfície mais planas. O efeito, de fato, é limitado pela escuridão da sombra. O valor padrão é de 75%.

Comprimento dos fios

Com essa opção você pode definir a regularidade da textura de faixa. Se esse valor é menor que o valor de largura de faixas e o dobro do valor de espaçamento de faixas, então a superfície das faixas tornam-se picotadas. O valor é definido em pixel em uma quantidade entre 0,0 a 256,0. O valor padrão é de 200,0.

Densidade de fios

Com essa opção você pode definir a densidade das pequenas fibras paralelas presentes na superfície da faixa. Aumente esse valor para aumentar a quantidade de fios. O valor padrão é de 50%.

Intensidade de fios

Com essa opção você pode definir a opacidade da textura da faixa. Pequenos valores mostram fios vagos. Para retirar os fios defina o valor em 0,0%. O valor padrão é de 100,0%.

11.14.4. Outra utilidade

Figura 17.241. Adicionando laços entrelaçados usando a textura trançar

Adicionando laços entrelaçados usando a textura “trançar”

Estreite a largura das faixas, aumente espaçamento das faixas, e preencha com a textura de madeira.


Essa textura pode ser entrelaçada de forma que você possa ver a imagem original através dos buracos da malha. Crie uma nova camada transparente acima da camada ativa para fazer o entrelaçamento, e aplique este filtro. Selecione um quadrado preto regular na camada da textura usando a ferramenta de Seleção por cores.