2. Reportando o Bug

Tudo bem, então você fez tudo o que poderia fazer para ter certeza, e ainda sim acredita que provavelmente é um novo bug. Você precisa então seguir em frente e fazer um reporte de bug na página do Bugzilla.

[Nota] Nota

Na primeira vez que você der um reporte de bug, será pedido para criar uma conta no Bugzilla. O processo é fácil e sem complicações, e você provavelmente não receberá nenhum e-mail de spam como resultado.

  1. Bugzilla: Select Classification (Escolha a classificação)

    Vá em http://bugzilla.gnome.org/enter_bug.cgi, e selecione a classificação Other.

    Caso você não esteja logado, você será automaticamente redirecionado para a página de login. Depois de digitar seu nome (login) e senha, você voltará para a página de Select Classification.

  2. Bugzilla: Pick Product (escolha o produto)

    Role a próxima página até que você possa selecionar o produto GIMP.

    [Dica] Dica

    Você pode pular os passos abaixo e ir diretamente para http://bugzilla.gnome.org/enter_bug.cgi?product=GIMP (Você ainda precisará fazer o login, obviamente.)

  3. Bugzilla: Enter Bug: GIMP

    Selecionar o GIMP como produto leva você para o formulário seguinte de relatório de bug, o qual você deve preencher como se segue. Note que a maioria das informações que você que inserir pode ser alterada depois pelo desenvolvedor caso você tenha feito algo errado, então tente preenche-lo corretamente, mas não fique obcecado com isso.

    Enter Bug: GIMP

    Component (componente)

    Selecione aqui a parte do GIMP que é afetada pelo bug. Note que você verá um conjunto Component Description curto na caixa de texto próximo da lista quando você seleciona um componente.

    Você precisa selecionar algo aqui, mas se não tem certeza, marque o que achar apropriado e não se preocupe com isso.

    Version (versão)

    Selecione aqui a versão do GIMP que você está usando. Você sempre pode encontrar a versão no menu da janela de imagem: AjudaSobre.

    Severity (severidade)

    Na maioria dos casos você deve selecionar isso como Normal ou selecionar como Enhancement, caso seja um pedido de melhoria em vez de relatório de mal funcionamento) ao invés de mal funcionamento. Os mantenedores vão ajustar a severidade caso acharem necessário.

    OS (sistema operacional)

    Marque aqui o seu sistema operacional a menos que você tenha uma boa razão para acreditar que o bug se aplica a todos os sistemas operacionais.

    Summary

    Dê um resumo de uma sentença que seja descritiva o bastante para que alguém que esteja procurando por bugs similares possa encontrar o seu reporte de bug com base nas palavras que o sumário contém.

    Description (descrição)

    Descreva o problema. Seja o mais específico que você puder, e inclua toda a informação que você acredita ser relevante. Os clássico relatórios de bug que não ajudam em nada costumam ser, O GIMP travou. Esse programa não presta. Não tem como os desenvolvedores resolverem um problema se você não diz que problema é.

    Existem mais campos que estão escondidos por padrão. (Clique em Show Advanced Fields para exibi-los.) Você pode ignorar-los, por isso não descreveremos esses campos aqui.

    As vezes é muito útil melhorar um relato de bug com uma captura de tela ou outro tipo de informação. Se você precisa fazer isso, clique no botão Add an attachment (anexar um arquivo), e siga as instruções. Mas faça isso somente se você acreditar que a adição seja realmente necessária, e se precisar adicionar uma captura de tela, não a deixe maior do que o necessário. Relatos de bugs geralmente se mantêm no sistema por anos, então não tem sentido desperdiçar memória.

    Após você ter preenchido todas essas coisas, pressione o botão Commit e o seu relato de bug será enviado. Será informado um número, o qual você pode anotar; apesar disso, você vai receber um e-mail a sempre que alguém fizer algum comentário no seu reporte de bug ou caso façam alguma alteração nele, então você receberá lembretes de qualquer forma. Você pode ver o estado atual do seu reporte de bug a qualquer momento indo em http://bugzilla.gnome.org, digitando o número do bug em uma as caixas de entrada e pressionando o botão Find ou Quick Search.