2. Grades e guias

Provavelmente vai acontecer muitas vezes de você precisar colocar algo em uma imagem muito precisamente, e descobrir que não é fácil fazer usando um mouse ou mesmo uma mesa digitalizadora. Muitas vezes você pode obter melhores resultados utilizando as teclas de seta do teclado (que movem o objeto afetado um pixel de cada vez, ou 25 pixels se você segurar a tecla Shift), mas o GIMP também oferece mais duas maneiras de tornar mais fácil o posicionamento: grades e guias.

Figura 12.27. Imagem usada para os exemplos abaixo

Imagem usada para os exemplos abaixo

2.1. A Grade da imagem

Figura 12.28. Imagem com grade padrão

Imagem com grade padrão

Cada imagem tem uma grade. Ela está sempre presente, mas por padrão ela não é visível até você ativá-la, ligando a opção em VisualizarExibir Grade no menu de imagem. Se você quiser que as grades estejam presentes sempre que for editar uma imagem, você pode alterar o comportamento padrão, marcando Exibir grade na guia Janelas de imagem/Aparência/ na caixa de diálogo Preferências. (Note que existem definições separadas para o modo normal e modo tela cheia.)

A aparência da grade padrão, criada quando você instala GIMP, consiste em cruzes na forma de + nas intersecções das linhas da grade, com linhas de grade espaçadas a cada 10 pixels verticalmente e horizontalmente. Você pode personalizar a grade padrão usando a página de Grade de Imagem padrão da caixa de diálogo Preferências. Se você quiser apena alterar a aparência da grade para a imagem atual, você pode ir em ImagemConfigurar grade a partir do menu da janela imagem: isso exibe o diálogo de Configurar grade.

Figura 12.29. Um estilo diferente de grade

Um estilo diferente de grade

Uma grade pode ser útil não só para julgar distâncias e relações espaciais, como pode também permitir que você alinhe as coisas exatamente com a grade, se você ligar a opção VisualizarAtrair para a grade no menu de imagem: isso faz com que o ponteiro "deforme" seu movimento seguindo qualquer linha de grade localizada dentro de uma certa distância. Você pode personalizar o limite de distância de atração através da opção "distância de atração " na guia opções da ferramentas da caixa de diálogo de Preferências , mas a maioria das pessoas parece gostar do valor padrão de 8 pixels. (Note que é perfeitamente possível atrair para a grade, mesmo que esta não esteja visível. No entanto, não é fácil de imaginar por que você pode querer fazer isso)