2. O que há de novo no GIMP-2.8?

O GIMP 2.8 é uma edição muito importante do ponto de vista do desenvolvimento, ainda mais do que foi a versão 2.6. Ele traz uma grande mudança para a interface de usuário, atendendo uma das coisas mais pedidas: um modo de edição em uma única janela. Além disso, o esforço de integração da biblioteca GEGL avançou bastante, alcançando mais de 90% do núcleo do GIMP. Há também uma nova ferramenta de transformação, grupos de camadas, opções comuns, novos pincéis, ferramenta de texto melhorada, e muito mais!

Interface do usuário

Novo modo de janela única

Com essa nova funcionalidade será possível trabalhar com todos os diálogos do GIMP dentro de uma única grande janela, normalmente com a imagem centralizada no meio dela. Não são mais necessários painéis ou caixa de ferramentas flutuantes, mas os diálogos podem ser organizados dentro dessa janela única. Este modo pode ser ligado ou desligado a qualquer momento, mesmo enquanto se está trabalhando, e esta opção é lembrada entre uma sessão e outra.

Figura 1.1. A a aparência do novo modo de janela única

A a aparência do novo modo de janela única

Novo fluxo de trabalho para salvar arquivos

Agora as opções de Salvar, Salvar como e Salvar uma cópia funcionam somente com os formatos xcf. Se você quiser exportar uma imagem para outro formato, como jpg ou png você terá que exportar-la explicitamente, Isso melhora o fluxo de trabalho e permite que você simplesmente sobre-escreva sua imagem original ou exporte para vários outros formatos, enquanto evita que você perca informação desnecessariamente por não manter um arquivo xcf com os elementos de sua imagem.

Figura 1.2. O novo fluxo de trabalhos para imagens

O novo fluxo de trabalhos para imagens

Nova barra de imagens

Uma nova barra de imagens bastante útil está presente no modo de janela única. Ela deixa você trocar facilmente entre as imagens que estão abertas, através de uma barra de guias com miniaturas das imagens abertas.

Figura 1.3. A nova barra de imagens

A nova barra de imagens

Novas opções de arranjo

O GIMP pode deixar usuários que trabalham com dois monitores (um para os diálogos, outro para a imagens) bem contentes: agora é possível deixar os diálogos uns acima dos outros, em guias e em colunas também.

Figura 1.4. Diálogos encaixáveis em múltiplas colunas

Diálogos encaixáveis em múltiplas colunas

Novos recursos de tags

Os Pincéis, Degradês, Texturas e Paletas do GIMP agora podem ser filtrados por meio de tags. Tags são rótulos de texto que o usuário pode designar aos recursos. Com as tags um usuário pode facilmente achar os recursos que deseja em uma campo de entrada de texto. As tags podem ser atribuídas manualmente pelo usuário num campo de texto no mesmo diálogo em que elas são usadas para busca, ou os items podem receber tags automaticamente com base no nome da pasta de onde os mesmos foram importados.

Figura 1.5. Tags de recursos

Tags de recursos

Matemática simples nos campos de entrada de tamanho

Melhorias também foram feitas nos componentes de entrada de tamanhos, que são usados para a maioria das entradas de parâmetros do tipo x e y, ou altura e largura. Por exemplo, no diálogo de redimensionar, agora é possível escrever direto 50% no campo de entrada de Largura para reduzir a imagem à metade da largura (mesmo sem mudar as unidades de medida para porcentagem). Expressões tais como 20cm + 40px ou 4 * 5.4in também funcionam.

Figura 1.6. Matemática nas entradas de tamanho

Matemática nas entradas de tamanho

Mudanças menores
  • A nova opção de Travar os pixels no diálogo de camadas pode evitar que se pinte por engano numa camada, quando se trabalha numa imagem com muitas camadas.

    Figura 1.7. A nova opção de travar os pixels

    A nova opção de travar os pixels

  • Agora você pode mudar a imagem ativa nos modos de janela única e multi janelas usando os atalhos de teclado Ctrl+PageUp/PageDown ou Alt+Number.

  • Adicionado suporte a F2 para renomear itens nas listas.

  • Agora você pode Alt+Click em uma camada no diálogo de camadas para criar uma seleção a partir da mesma. Os modificadores de adicionar, subtrair ou fazer intersecção com a seleção (Click, Shift eCtrl+Shift) também funcionam. Isso torna bem fácil compor o conteúdo de uma camada baseado nos conteúdos de outras camadas, sem fazer desvios.

  • Since the keyboard shortcuts Ctrl+E and Ctrl+Shift+E have been redirected to image export mechanisms, new keyboard shortcuts have been setup for Shrink Wrap and Fit Image in Window, namely Ctrl+J and Ctrl+Shift+J respectively.

  • Foi adicionado um novo item de menu JanelasEsconder janelas de encaixe, que faz o mesmo que a tecla Tab, e também mostra o seu estado—que agora também é persistente entre sessões.

  • Os modos de combinação de camadas foram re-arrumados em grupos mais lógicos e mais uteis, baseados no efeito que cada modo tem nas camadas. Modos que tornam a camada mais clara estão em um grupo, modos que as deixam mais escuras estão em outro grupo, e assim por diante.

  • No modo de multi janelas, agora é possível fechar a janela da Caixa de ferramentas sem sair do GIMP.

  • Permite que ações arbitrárias sejam vinculados a botões extras do mouse.

  • Agora é possível alterar a língua do programa diretamente do diálogo de Preferências.

Ferramentas, filtros e plug-ins

Uma nova ferramenta: Transformação com gaiola

Com essa nova ferramenta, é possível criar dobras personalizadas de uma seleção apenas movendo pontos de controle. Isso é o resultado do trabalho de um dos estudantes do projeto Google Summer of Code de 2010

Figura 1.8. Transformação com gaiola

Transformação com gaiola

Ferramenta de texto melhorada

A ferramenta de texto foi melhorada e agora permite edição de textos direto na imagem e também é possível mudar os atributos de letras individuais.

Figura 1.9. Ferramenta de texto melhorada

Ferramenta de texto melhorada

Novos grupos de camadas

Agora é possível agrupar um conjunto de camadas e trata-las como uma entidade única. É possível ligar ou desligar a visibilidade de um grupo, ou mover todo o grupo na pilha de camadas. Também é fácil adicionar ou remover camadas existentes a um grupo, ou criar/remover uma camada dentro do grupo, e é até mesmo possível criar grupos de camadas dentro de outros grupos. Também é possível atribuir um modo de camada a um grupo, como se ele fosse uma única camada. Tudo isso melhora enormemente o fluxo de trabalho em imagens complexas com muitas camadas, tornando-as muito mais fáceis de gerenciar.

Figura 1.10. Novos grupos de camadas

Novos grupos de camadas

Rotacionando pincéis

Pincéis agora podem ser rotacionados a vontade, bastando colocar o valor desejado na opção de Ângulo das ferramentas de pintura;

Figura 1.11. Rotacionando pincéis

Rotacionando pincéis

Mudanças menores
  • A cor padrão da Máscara rápida agora é configurável.

  • O modo de escrita DPE (da Direita para a Esquerda) foi melhorado na ferramenta de texto.

  • Você pode especificar a linguagem escrita que está usando na ferramenta de Texto. Isso auxilia na escolha de uma fonte apropriada, ou glifos apropriados para a linguagem escolhida.

  • Adicionadas guias diagonais opcionais para a ferramenta de corte.

  • Adicionada a Regra dos quintos para as linhas de guia da ferramenta de corte.

  • Um exportador de PDFs baseado na biblioteca Cairo foi implementado. Embora seja um pouco simplista, o filtro de exportação salva texto, embutindo as fontes no arquivo PDF final, e tenta converter alguns bitmaps para objetos vetoriais.

  • Dinâmica de pincéis melhorada

  • Adicionado plug-in para abrir imagens JPEG2000

  • Adicionados plug-ins de suporte a importação e exportação de imagens de Cursor do Mouse para o X11.

  • Adicionado suporte básico a exportação e importação de imagens do tipo OpenRaster (.ora)

  • Adicionado suporte ao modo RGB565 ao plug-in que exporta a imagem como Fonte em C

  • Adicionado um novo comando em Criar que permite carregar uma página Web diretamente no GIMP usando o Webkit.

Debaixo do capô

GEGL

A reescrita do núcleo do GIMP para fazer uso da nova biblioteca GEGL [GEGL] que permitirá grande profundidade de cores e edição não destrutiva avançou bastante e mais de 90% da tarefa está concluída.

Além de portar as operações de cor para que façam uso da GEGL, uma ferramenta experimental de Operação da GEGL foi adicionada, sendo encontrada no menu de Ferramentas. Ela permite aplicar operações da GEGL diretamente a uma imagem, e tem pré-visualização automática dos resultados direto na tela de pintura . A captura de tela abaixo mostra isso para uma desfocagem gaussiana.

Figura 1.12. Operação da GEGL

Operação da GEGL

Re-escrita para uso de Cairo

Com um movimento que começou na versão 2.6 do GIMP, todas as ferramentas que desenham na tela de pintura agora foram completamente atualizadas para usar [CAIRO]. A biblioteca Cairo provê gráficos suaves e sem serrilhamento e melhora a aparência do GIMP. Alguns plug-ins também foram atualizados para usar a biblioteca Cairo. Adicionalmente, todas as ferramentas agora usam um indicador de progresso diretamente na tela de pintura em vez do indicador na barra de estados.

Figura 1.13. Indicador de progresso

Indicador de progresso

Miscelânea

Alteração da licença

A Licença do GIMP mudou para (L)GPLv3+.

Nova API de scripts
  • Várias das APIs do GIMP foram reformuladas para simplificar o desenvolvimento de novos scripts

  • Para melhorar a capacidade dos scripts, foram feitas modificações na API para suportar grupos de camadas.

Compatibilidade com versões antigas

Para permitir a migração do antigo sistema de pré-definições de ferramentas para o novo, há um script em Python que você pode baixar do site de Wiki do GIMP. Entretanto, algumas das definições de ferramentas não são 100% conversíveis para as novas definições de ferramentas. Por exemplo, a escala de pincel da versão 2.6 não pode ser convertida para o tamanho do pincel da versão 2.8.

Problemas conhecidos

Trabalhar com mesas digitalizadoras (tablets gráficos) pode ser problemático devido a biblioteca GTK+2 que é usada. Se esse for o caso, use a versão mais antiga, 2.6, e aguarde a versão futura, o GIMP 3.0, que terá suporte pleno a GTK+3.