7.49. Deslocamento

O comando deslocamento desloca o conteúdo da camada ativa. Qualquer coisa deslocada para fora do limite da camada é cortada. Esse comando exibe uma caixa de diálogo que permite que você especifique o quanto a mudar a camada e como preencher o espaço que fica vazio depois do deslocamento.

7.49.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar este comando a partir do menu CamadaTransformarDeslocamento,

  • ou usando o atalho de teclado Shift+Ctrl+O.

7.49.2. Usando o comando Deslocamento

Figura 16.114. O diálogo Deslocamento

O diálogo Deslocamento

Deslocamento
X; Y

Com estes dois valores, você especifica o quanto longe o conteúdo da camada deve ser deslocado nas direções horizontal (X) e vertical (Y). Você pode inserir os deslocamentos nas caixas de texto. Os valores positivos movem a camada para a direita e para baixo. A unidade padrão é pixels, mas você pode escolher uma unidade de medida diferente com o menu suspenso. Uma unidade de % às vezes é útil.

Deslocar por x/2, y/2

Com este botão, você pode definir automaticamente o deslocamento X e o Y de forma que o conteúdo seja deslocado por exatamente metade da largura e metade da altura da imagem.

Comportamento na Borda

Você pode especificar uma das três formas de tratar as áreas deixadas vazias quando o conteúdo da camada são deslocados:

  • Dar a volta: O espaço vazio de um dos lados da camada é preenchido com a parte da camada que está deslocada para fora do outro lado, de modo que nenhuma parte do conteúdo é perdida.

  • Preencher com cor de fundo: O espaço vazio é preenchido com a cor de fundo, que é mostrado na área de cores da Caixa de Ferramentas.

  • Tornar transparente: O espaço vazio é feito transparente. Se a camada não tem um canal alfa, esta opção não está disponível (acinzentada).

7.49.3. Exemplo

Figura 16.115. Uso do Deslocamento, juntamente com Comportamentos da Borda

Uso do Deslocamento, juntamente com Comportamentos da Borda

O Original

Uso do Deslocamento, juntamente com Comportamentos da Borda

Y = -40, dando a volta

Uso do Deslocamento, juntamente com Comportamentos da Borda

Y = -40, com cor de fundo

Uso do Deslocamento, juntamente com Comportamentos da Borda

X = 40, transparente