8.8. Equilibrio de branco

O comando de equilíbrio de branco ajusta automaticamente as cores da camada ativa ao otimizar os canais Vermelho, Verde e Azul separadamente. Para fazer isso, ele discarta as cores de cada pixel até o fim dos histogramas vermelho, verde e azul, que são usadas por apenas 0.05% dos pixels na imagem e otimiza os valores restantes tanto quanto possível. O resultado é que as cores dos pixels, pouco frequentes, nas bordas exteriores dos histogramas (talvez como pontos de poeira, etc) não influenciam negativamente nos valores mínimos e máximo usados para esticar os histogramas, comparando com o Esticar contraste. Como o esticar contraste, entretanto, é possível mudar a tonalidade da imagem resultante.

Esse comando ajusta as imagens com pouco nível de branco ou preto. Já que isso tende a criar um puro nível de branco (e preto), pode ser útil por exemplo para melhorar fotografias.

Equilíbrio de branco opera em camadas de RGB das imagens. Se a imagem é indexada ou em Tons de cinza, então o item no menu se torna insensível e acinzentado.

8.8.1. Ativando o comando

  • Você pode acessar esse comando a partir do menu da janela de imagem CoresAutomáticoEquilíbrio de branco.

8.8.2. Exemplo de equilíbrio de branco

Figura 16.137. Imagem original

Imagem original

A camada ativa e seus histogramas de vermelho, verde e azul antes do equilíbrio de branco.


Figura 16.138. Imagem após o comando

Imagem após o comando

A camada ativa e seus histogramas de vermelho, verde e azul após o equilíbrio de branco. Áreas pobres em branco da imagem se tornam puro branco.

Esticar o histograma cria vazios entre as colunas de pixels, dando a ele um visual listrado.