5.7. Diálogo de pontos de amostragem

Enquanto que a ferramenta Seletor de Cores pode exibir informações de cor sobre um pixel, o diálogo de Pontos de amostragem pode exibir continuamente dados de até 4 pixels da camada ativa, ou de toda a imagem. Uma outra diferença importante é que os valores desses pontos são atualizados em tempo real, conforme você trabalha com a imagem.

5.7.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Pontos de amostragem é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerencia-lo

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixePontos de amostragem.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaPontos de amostragem.

5.7.2. Usando os pontos de amostragem

Para criar um ponto de amostragem, clique em uma das réguas de medida ao redor da imagem, mantendo a tecla Ctrl pressionada e arraste o ponteiro do mouse. Duas guias perpendiculares aparecem. O ponto de amostragem ficará na intersecção dessas duas guias. (Se você clicar sem a tecla Ctrl nas réguas, cria uma Guia normal na imagem). Você pode ver as coordenadas do ponto no canto inferior esquerdo da janela de imagens. Solte o botão do mouse para posicionar o ponto.

A retícula que você obtém ao clicar numa régua segurando Ctrl.

Por padrão, o ponto de amostragem vem com uma marcação redonda e um número de ordem. Para não exibir essas marcações, você pode desativar a opção Exibir pontos de amostragem no menu Visualizar.

O diálogo de Pontos de amostragem deveria aparecer automaticamente quando você cria um ponto de amostragem. Se isso não ocorrer, você terá que abri-lo manualmente.

Você pode remover pontos de amostragem da mesma forma que faz com as guias: clicando e arrastando os mesmos para fora da área da imagem. Os números de ordem dos mesmos se arranjam automaticamente na janela de diálogos: o mais recente é movido um número para baixo.

Por padrão, a amostragem é feita em todas as camadas ao mesmo tempo. Se você quiser ver os valores apenas para a camada ativa, desligue a opção de Amostra combinada no menu de guia:

Figura 15.79. O menu de Pontos de amostragem

O menu de Pontos de amostragem

5.7.3. Descrição do diálogo dos Pontos de amostragem

Figura 15.80. Diálogo de pontos de amostragem

Diálogo de pontos de amostragem

A informação sobre os pontos de amostragem é exibida nesta janela. Você podecriar mais que quatro pontos, que existirão, mas não serão exibidos. Para exibi-los você deve remover os pontos que são exibidos.

A cor dos pontos de amostragem é exibida em um botão de cor.

Na lista flutuante, você pode escolher entre:

Pixel

Essa opção mostra os valores de Vermelho, Verde Azul e Alfa do pixel, como números entre 0 e 255. (até o GIMP 2.8)

RGB

Essa opção mostra os valores de Vermelho, Verde Azul e Alfa do pixel como percentagens. Ela também exibe o valor da cor do pixel na notação hexadecimal.

HSV

Essa opção mostra o Matiz em graus, bem como a Saturação, o Valor e o Alfa do pixel em porcentagens.

CMYK

Essa opção mostra a cor do pixel como porcentagens das cores Ciano, Magenta, Amarelo, Preto e Alfa.

Os dados são exibidos para todos os canais no modelo de cores escolhido. A informação de Alfa só está presente se a imagem tem um canal Alfa.

Hexa aparece só no modo RGB. É o código hexadecimal da cor, usado na notação HTML.