5.5. Salvar arquivo

O comando Salvar salva sua imagem no disco. Do GIMP-2.8 em diante, ele salva apenas imagens no formato XCF. Se você tentar salvar para outro formato, receberá uma mensagem de erro, e a partir da versão 2.8.8, um link direto para o diálogo de Exportar arquivo, que pode gravar imagens nos outros formatos. Verifique Seção 1.1, “Salvar / Exportar imagens”.

Se você já salvou a imagem, o arquivo com a imagem anterior será sobre-escrito com a versão atual, automaticamente. Se você ainda não salvou a imagem nenhuma vez, o comando Salvar abre o diálogo de Salvar imagem. Note que se você abriu uma imagem que não seja do formato XCF, isso é considerado uma importação da imagem para o GIMP, e o comando Salvar vai perguntar um nome para um novo arquivo XCF para a imagem, em vez de sobre-escrever seu arquivo JPG ou PNG.

Se você quiser sair do GIMP sem ter salvo sua imagem, ele pergunta se você tem certeza disso, se a opção de Confirmar fechamento de imagens não salvas estiver habilitada na guia de Ambiente do diálogo de Preferências. Por padrão ela está habilitada.

Figura 15.77. Diálogo de Salvar imagem

Diálogo de Salvar imagem

5.5.1. Ativar o diálogo

  • Você pode acessar esse comando a partir do menu da janela de imagens, em ArquivoSalvar

  • ou usando o atalho de teclado Ctrl+S.

  • Use Ctrl+Shift+S para salvar a imagem com um nome diferente.

5.5.2. O diálogo de Salvar imagem.

Com esse navegador de arquivos, você pode editar o nome da imagem diretamente na caixa de nome (o padrão é Sem título.xcf) ou selecionando um arquivo numa lista de nomes. Enfatizamos que apenas o formato XCF é permitido. Você também pode arrumar a pasta de destino no controle Salvar na pasta. Você pode criar uma nova pasta, se for necessário. Ao pressionar o botão salvar, nenhum outro diálogo se abre, e imagem é gravada no disco imediatamente. Isso é possível por que o formato XCF preserva integralmente o estado da imagem como está no GIMP (exceto o histórico do desfazer) - e portanto não há escolhas sobre o que incluir, o que deixar de fora, se a transparência deve ser integrada aos pixels, ou se a imagem é uma animação: ao abrir novamente a imagem, todas essas possibilidades continuam a disposição do usuário.

Selecionar tipo de arquivo. Se você optar por isso, você pode escolher um tipo de arquivo compactado para seu arquivo XCF: