4.2. Alinhar

Figura 14.107. A ferramenta Alinhar na caixa de ferramentas

A ferramenta Alinhar na caixa de ferramentas

A ferramenta de Alinhar é útil para alinhar várias camadas objetos na imagem em relação à imagem ou umas as outras. Ela só faz sentido com camadas menores que a imagem. Quando essa ferramenta é selecionada, o ponteiro do mouse se torna uma pequena mão. Ao clicar em um elemento de uma camada, você escolhe qual camada vai ser movida (mantendo a tecla Shift pressionada você pode escolher várias camadas). Essa camada selecionada apresenta pequenos quadradinhos em seus cantos. Vários botões no diálogo permitem que você selecione como a camada vai ser movida. Na opção Relativo a você pode selecionar um objeto na imagem (esse objeto pode ser outra camada, a seleção, um vetor...) com qual a camada selecionada vai se alinhar. Esse outro objeto é chamado de alvo.

4.2.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar a ferramenta de Alinhar de várias formas:

  • A partir do menu da janela de imagens, em:FerramentasFerramentas de transformaçãoAlinhar,

  • Ao clicar no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas,

  • Ou usando o atalho de teclado Q.

4.2.2. Teclas modificadoras (Padrões)

Shift

Você pode selecionar várias camadas segurando a tecla Shift pressionada enquanto clica nas camadas.

[Dica] Dica

Algumas vezes é mais fácil escolher múltiplas camadas usando o elástico: clique e arraste para desenhar um retângulo englobando as camadas que você deseja escolher. Todas as camadas que estavam completamente dentro do retângulo estão selecionadas.

Note que fazendo assim não existe nenhum alvo do tipoPrimeiro item aos quais as demais camadas possam ser alinhadas.

4.2.3. Opções de ferramenta

Figura 14.108. Opções de ferramenta para Alinhar

Opções de ferramenta para Alinhar

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Alinhar
Relativo a:

Esse é o alvo - o objeto na imagem ao qual a camada ou camadas selecionadas vão ser alinhados.

  • Primeiro item: O primeiro item selecionado quando se seleciona múltiplas camadas usando a tecla Shift. Perceba que não há um Primeiro item quando você seleciona múltiplas camadas usando o elástico.

  • Imagem: a imagem como um todo é usada como alvo.

  • Seleção: A menor área retangular possível que compreenda toda a seleção atual.

  • Camada ativa

  • Canal ativo

  • Vetor ativo

Esses botões se tornam ativos quando uma camada está selecionada. Ao clicar em um desses botões, você alinha a camada selecionada com o canto esquerdo, o centro horizontal, canto direito, canto superior, o centro vertical, canto inferior do alvo.

Distribuir

Essas opções só diferem dos botões acima por conta da possibilidade de se definir um Deslocamento Esse deslocamento é a distância, em pixels, que vai separar as camadas selecionadas ao ser feito o alinhamento. Ele pode ser positivo ou negativo. Ele se aplica à todas as camadas, inclusive a primeira, o que deixa a ferramenta um pouco mais difícil de usar.Tipicamente você vai fazer algo assim: escolher várias camadas com Shift. Escolher Relativo a Imagem, e clicar numa posição nos botões do primeiro grupo. Isso vai deixar todas as camadas umas por cima das outras. Então você coloca um valor para Deslocamento, e muda o Relativo a para Primeiro item antes de clicar nos botões do segundo grupo. Essa é a única forma do deslocamento, não se aplicar também à primeira camada selecionada, e assim ela pode ficar no canto da imagem.

Deslocamento

Essa entrada controla a quantidade de deslocamento que será aplicado a cada camada que está sendo alinhada em relação ao alvo. O valor padrão é 0. Os valores podem ser negativos. Valores interessantes serão a altura ou largura de uma das camadas selecionadas, ou o tamanho da imagem dividido pelo número de camadas selecionadas.

4.2.4. Exemplo de uso do comando Alinhar

Figura 14.109. Imagem de base

Imagem de base

Esta imagem tem três camadas com tamanhos diferentes e uma seleção retangular. A camada amarela está ativa.


Figura 14.110. Camada vermelha selecionada

Camada vermelha selecionada

Clique no vermelho: a camada vermelha está selecionada, com um pequeno quadradinho em cada canto.


Figura 14.111. Camada vermelha alinhada

Camada vermelha alinhada

Nós escolhemos o alvo como sendo a Seleção e clicamos no botão Camada vermelha alinhada (no primeiro grupo, Alinhar). A camada vermelha se alinha com o lado direito da seleção.


Figura 14.112. Distribuir com deslocamento

Distribuir com deslocamento

Nós colocamos o deslocamento em -5, escolhemos Camada ativa como alvo, e clicamos no botão Distribuir com deslocamento (no segundo grupo, Distribuir). A camada é alinhada de forma a ficar 5 pixels a direita do limite da camada amarela, que é a camada ativa.


Figura 14.113. Alinhar usando a seleção de camadas por retângulo

Alinhar usando a seleção de camadas por retângulo

Nós clicamos à esquerda e acima da camada vermelha, e arrastamos o mouse de forma que as camadas vermelha e amarela estivessem dentro do retângulo de seleção.

Alinhar usando a seleção de camadas por retângulo

Novamente, o alvo é a Seleção. Depois de clicar no botão Alinhar usando a seleção de camadas por retângulo, ambas as camadas estão alinhadas com o lado direito da seleção.