5.2. Equilíbrio de cores

A ferramenta de equilíbrio de cores modifica o equilíbrio das cores da camada ativa ou seleção. As mudanças não são drásticas. Essa ferramenta é adequada para corrigir a predominância de cores em fotos digitais.

5.2.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar a ferramenta de balanço de cores de diversas formas:

  • In the image-menu through: ToolsColor ToolsColor Balance…, or ColorsColor Balance…,

  • clicando no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas, caso você tenha as ferramentas de cor instaladas na caixa de ferramentas. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.

5.2.2. Opções

Figura 14.141. Opções de equilíbrio de cores

Opções de equilíbrio de cores

Armazenadas

Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão Adicionar configurações às favoritas

O botão abre o seguinte menu:

Figura 14.142. Menu de pré-ajustes

Menu de pré-ajustes

permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:

Figura 14.143. Janela para gerenciar configurações salvas

Janela para gerenciar configurações salvas

Selecione a faixa a modificar

Selecionar uma dessas opções irá restringir a faixa de cores que será afetada, Sombras (pixels escuros), Tons médios (pixels em meio tom) ou Tons claros (pixels mais brilhantes).

Ajustar níveis de cor

Seletores e níveis para as três cores RGB para as suas cores complementares (CMY). A posição zero corresponde ao nível atual do valor dos pixels da imagem original. Você pode alterar a cor dos pixels para Vermelho ou Ciano, Verde ou Magenta, Azul ou Amarelo.

Reinicializar faixa

Este botão faz com que os níveis de cor da faixa selecionada volte para posição zero (valores originais).

Preservar luminosidade

Essa opção faz com que o nível de luminosidade da camada ativa ou seleção seja mantido. O valor dos pixels mais brilhantes não será alterados.

Pré-visualização

A caixa de pré-visualização permite uma atualização automática da imagem. Se essa opção estiver ativa, então qualquer alteração feita nos níveis RGB será vista imediatamente na camada ativa ou seleção.