3.2. Dinâmicas

As dinâmicas dão a opção de adicionar uma dimensão realista ao pincel ao conectar um ou mais parâmetros de pintura à maneira de usar o pincel. Pode-se, por exemplo, deixar a largura do lápis variar de acordo com a velocidade da caneta do tablet ou do mouse, fazer a cor variar em relação à pressão da caneta do tablet, fazer a cor se alterar conforme a direção da pincelada, e assim sucessivamente. Você pode escolher entre diversas dinâmicas pré-definidas ou ou criar a sua própria. As dinâmicas são criadas para serem usadas juntamente com tablets de desenho, mas algumas delas também estão disponíveis para o mouse.

As dinâmicas podem fazer com que alguns dos comportamentos das ferramentas de pintura pareçam mais com instrumentos físicos de verdade.

Figura 14.50. Dinâmicas nas opções de ferramentas

Dinâmicas nas opções de ferramentas

As dinâmicas na janela de opções da ferramenta

Dinâmicas nas opções de ferramentas

A lista de dinâmicas pré-definidas


A área de dinâmicas na janela de opções da ferramenta mostram da esquerda para a direita: o botão para abrir a lista contendo as dinâmicas pré-definidas disponíveis, um campo exibindo o nome da dinâmica pré-definida atual, e o botão de editar mais a direita. Clique sobre o botão para abrir a janela de diálogo mostrando as dinâmicas pré-definidas disponíveis e selecione outra dinâmica pré-definida.

3.2.1. O diálogo de seleção de dinâmicas

Figura 14.51. O diálogo de seleção de dinâmicas

O diálogo de seleção de dinâmicas

A janela de dinâmicas de pincel pode ser aberta

  • através do menu da janela de imagem: JanelasDiálogos de encaixeDinâmicas de pintura,

  • ou clicando no botão Abrir o diálogo de seleção de dinâmicas na lista de dinâmicas pré-definidas.

O janela dinâmica de pintura é uma janela de encaixe; por favor veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para ajuda e entender a como as mesmas funcionam.

A partir dessa janela você pode selecionar todas as dinâmicas pré-definidas disponíveis, da mesma forma que na lista de dinâmicas pré-definidas direto na opção de ferramentas. Além disso há cinco botões:

  • Edita a dinâmica: clique neste botão para editar a dinâmica selecionada (entretanto, você não pode editar as dinâmicas que vem junto com o GIMP — apenas cópias das mesmas ou outras que você criar)

  • Crie uma nova configuração de dinâmica de pintura: faz exatamente o que diz.

  • Cria uma cópia desta dinâmica: faz uma cópia da dinâmica selecionada.

  • Apaga esta dinâmica: deleta a dinâmica selecionada.

  • Atualiza todas as dinâmicas de pintura: atualiza a lista de dinâmicas.

3.2.2. Editando dinâmicas de pintura

Figura 14.52. Editando dinâmicas de pintura

Editando dinâmicas de pintura

O editor de dinâmicas de pintura pode ser ativado através:

  • Do botão de edição na janela de opções da ferramenta,

  • Da janela de seleção de dinâmicas de pintura ao clicar tanto no botão Editar a dinâmica ou no botão Cria uma nova configuração de dinâmica de pintura.

Você seleciona os comportamentos desejados ao clicar nos pequenos quadrados. Clicar uma segunda vez vai deixar de selecionar a marcação.

[Nota] Nota

As dinâmicas pré-instaladas aparecem em cinza, o que significa que você não pode alterar as suas configurações. Para editar as opções você precisará trabalhar numa cópia feita da dinâmica pré-instalada ou criar uma nova dinâmica.

3.2.3. A matriz de dinâmicas de pintura

A principal parte da janela de edição é a tabela na qual você pode decidir quais parâmetros de pincel devem ser afetados pela maneira que você usa sua caneta de tablet (mesa digitalizadora) ou o mouse. Você pode ativar quantos parâmetros e combinações de parâmetros quiser, mas normalmente quanto menos melhor para entender o que está acontecendo.

Cada coluna na tabela representa uma ação de caneta ou mouse exceto as funções aleatório e de esmaecer. Todas as funções funcionam em mesas digitalizadoras (tablets) gráficas. Algumas das funções também estão disponíveis através do mouse. Essas funções estão assinaladas com (mouse) nas listas abaixo. As descrições levam em conta as configurações padrão de todas as funções. Não se preocupe em decorar as listagens: essa é apenas a documentação formal de como cada combinação funciona. Na prática, você pode criar suas próprias dinâmicas de pintura de forma mais intuitiva, sem se preocupar com a descrição exata nas listagens abaixo.

  • Pressão: Permite decidir quais aspectos de ação da ferramenta serão afetados conforme varia a pressão da caneta sobre o tablet.

  • Velocidade: (mouse) É a velocidade da pincelada

  • Direção: (mouse) É a direção de movimento do pincel.

  • Inclinação: O comportamento da função depende da inclinação da caneta.

  • Rodinha: A saída depende da rotação da caneta ou da configuração da rodinha no aerógrafo da caneta.

  • Aleatório: (mouse) A opção selecionada mudará de forma aleatória.

  • Esmaecer: (mouse) A opção selecionada irá esmaecer a partir do começo da pincelada, ou se tornar mais intensa, dependendo das configurações de esmaecimento no menu de opções de dinâmica na janela de opções de ferramentas.

Each row shows a brush parameter and seven checkboxes, one for each action. You connect the parameters to the actions by clicking the appropriate boxes. Clicking on a selected box will unselect the connection.

Opacidade

Pressão: Pressione com mais força para tornar a pincelada menos transparente.

Velocidade: (mouse) A opacidade diminui conforme a velocidade da caneta aumenta.

Direção: (mouse) A opacidade depende da direção da caneta ou do mouse. Esse efeito parece possuir um toque de aleatoriedade embutida nele, devido a dificuldade de se saber a direção exata de movimento quando a pincelada se inicia.

Inclinação: A opacidade depende da inclinação da caneta.

Rodinha: A opacidade depende da posição da rodinha

Aleatório: (mouse) A opacidade se altera de forma aleatória em um intervalo definido pelo seletor de opacidade na janela de opções da ferramenta.

Esmaecer: (mouse) Começando com completa transparência e terminando com a opacidade definida no seletor de opacidade na janela de opções da ferramenta.

Tamanho

Pressão: Pressione com mais força para tornar o pincel maior.

Velocidade: (mouse) Aumentar a velocidade diminui a grossura do pincel.

Direção: (mouse) O tamanho do pincel depende da direção de movimento da caneta ou do mouse.

Inclinação: O tamanho do pincel depende da inclinação da caneta.

Rodinha: O tamanho do pincel depende da posição da rodinha.

Aleatório: (mouse) O tamanho do pincel muda aleatoriamente até o máximo selecionado no seletor de tamanho de pincel na janela de opções da ferramenta.

Esmaecer: (mouse) O traço varia de um pincel fino até o tamanho determinado no seletor de tamanho de pincel na janela de opções de ferramentas.

Ângulo

Ainda a ser escrito

Cor

Por padrão a cor usada é a cor de frente da caixa de ferramentas. Entretanto, se a cor é ativada no editor de dinâmicas, então a cor passa a ser obtida a partir de um ponto do degradê ativo (que pode ser escolhido na seção de Opções de dinâmica da janela de opções da ferramenta)

Velocidade: (mouse) A pequenas velocidades a cor é selecionada do lado direito do degradê. Conforme a velocidade aumenta a cor é escolhida de uma posição cada vez mais para a esquerda do degradê.

Direção: (mouse) A direção determina de qual ponto do degradê a cor é selecionada. (Veja as curvas de ajuste fino, abaixo, para poder configurar melhor qual cor vai para qual direção)

Aleatório: (mouse) A cor é selecionada de um ponto aleatório do degradê.

Esmaecer: (mouse) A cor inicial é coletada do lado esquerdo do degradê e então cada vez mais do lado direito enquanto a pincelada é feita. O comportamento do esmaecimento é definido nas opções de esmaecimento na janela de opções da ferramenta.

Dureza

A opção de dureza é útil apenas para pincéis difusos.

Velocidade: (mouse) Em velocidades reduzidas o pincel é duro e se torna mais suave conforme a velocidade aumenta.

Aleatório: (mouse) A suavidade do pincel varia aleatoriamente.

Esmaecer:(mouse) O pincel se torna menos suave durante a pincelada. O comportamento do esmaecimento pode ser selecionado as opções de esmaecimento na janela de opções da ferramenta.

Força

Ainda a ser escrito

Proporção

O seletor de proporção na janela de opções da ferramenta precisa estar configurado em um valor diferente do valor padrão de 0,00 para que essa dinâmica tenha efeito. Se o seletor de aspecto de proporção está marcado para um valor negativo então a largura do pincel irá variar enquanto que a altura do pincel será constante. Se o seletor marca um valor positivo então apenas a altura do pincel irá variar.

Velocidade: (mouse) A proporção do pincel (largura / altura) varia de acordo com a velocidade do pincel.

Direção: (mouse) A proporção do pincel irá variar de acordo com a direção do pincel. O efeito parece ter um toque de aleatoriedade embutido.

Aleatoriedade: (mouse) A proporção do pincel varia aleatoriamente.

Esmaecer: (mouse) Se o seletor de proporção marca um valor positivo então o pincel irá esmaecer da altura máxima no inicio da pincelada até a altura selecionada no seletor de proporção. Se o seletor marca um valor negativo então o esmaecimento do pincel vai esmaecer da largura máxima até a largura determinada no seletor de proporção. O comportamento do esmaecimento é selecionado nas opções de esmaecimento na janela de opções da ferramenta.

Espaçamento

O espaçamento é a distância entre as marcas deixadas pelo pincel ao se desenhar linhas. Com essa opção selecionada o espaçamento é afetado dependendo como a caneta ou mouse é usado. O espaçamento mínimo é o definido no pincel, e as variações aumentam o espaçamento acima desse mínimo.

Velocidade: (mouse) O espaçamento entre as marcas deixadas pelo pincel aumenta com o aumento da velocidade.

Direção: (mouse) O espaçamento varia com a direção de movimento do pincel. O efeito parece ter um toque de aleatoriedade embutida.

Aleatório: (mouse) O espaçamento varia de forma aleatória.

Esmaecer: (mouse) Começa com um grande espaçamento que gradualmente torna-se menor. O comportamento do esmaecimento pode ser definido nas opções de esmaecimento na janela de opções da ferramenta.

Taxa

Essa opção se aplica ao aerógrafo, ferramenta de desfocar, a ferramenta de borrar, e a todas as ferramentas que possuam efeitos baseado no tempo em que estão acionadas, mesmo sem mover o pincel.

As ações dessas ferramentas acontecem de forma mais rápida ou mais lenta. O total da taxa (em inglês: rate) depende da configuração do seletor de taxa na janela de opções da ferramenta.

Fluxo

É útil apenas para o aerógrafo: mais ou menos tinta é liberada. A quantidade de fluxo depende da configuração do seletor de fluxo na janela de opções da ferramenta.

Espalhar

Normalmente o pincel desenha uma linha carimbando diversas marcas do pincel em sequência. Adicionar espalhamento significa que as impressões do pincel serão espalhadas ao longo da linha de pintura. A quantidade de espalhamento depende da configuração do seletor de espalhamento na janela de opções da ferramenta.

Pressão: Com menos pressão as impressões do pincel são alargadas de acordo com o valor selecionado no seletor de espaçamento. Conforme a pressão aumenta o espaçamento diminui.

Velocidade: (mouse) A pequenas velocidades as impressões do pincel são alargadas de acordo com o valor definido no seletor de espaçamento. Conforme a velocidade aumenta a quantidade de espalhamento diminui.

Direção: (mouse) O efeito de espaçamento depende da direção do pincel.

Aleatório: (mouse) O espalhamento varia de forma aleatória.

Esmaecer: (mouse) Começa com nenhum espalhamento e termina com a quantidade de espalhamento definida no seletor de espalhamento. O comportamento dessa ferramenta é selecionado nas opções de esmaecer na janela de configurações da ferramenta.

3.2.4. Personalizando as dinâmicas

Figura 14.53. Personalizando as dinâmicas

Personalizando as dinâmicas

Se as opções atuais não satisfazem a sua necessidade, então você pode ajustar as configurações a partir do editor de dinâmicas de pintura. Clique na seta apontada para baixo para abrir o menu de lista e selecione para qual opção alterar.

Figura 14.54. A curva de ajuste fino

A curva de ajuste fino

Clique em uma das opções para abrir a janela de customização. A parte superior da janela contém uma curva na qual você pode ajustar o comportamento dos parâmetros selecionados na parte inferior da janela. Você pode arrastar a curva posicionando o cursor do mouse sobre a curva, pressionando o botão esquerdo do mouse e movendo a curva para onde você desejar dentro do diagrama.

3.2.5. Exemplos de dinâmica

Figura 14.55. Opções de dinâmicas

Opções de dinâmicas

O traçado do pincel

Opções de dinâmicas

O tamanho do pincel - curva de esmaecimento

Opções de dinâmicas

A cor - curva de esmaecimento


Os exemplos mostrados são breves, mas dão uma ideia de como usar essas funções. Se sinta livre para tentar outras combinações. Nesses exemplos a cor de frente foi selecionada para azul (#0000ff) e a cor de fundo para amarelo (#ffff00). Esmaecimento: 200 pixels. Tamanho do pincel: 72. Todas as outras configurações são valores padrão exceto para esses valores descritos aqui.

  • O exemplo 1 mostra o resultado quando o tamanho do pincel é conectado ao esmaecimento. Opções padrão. O tamanho do pincel começa do zero e aumenta até o tamanho definido do seletor de tamanho de pincel na janela de opções da ferramenta.

  • No exemplo 2 o tamanho do pincel continua conectado à ferramenta de esmaecimento, mas a curva de esmaecimento está configurada como na imagem 5. O pincel começa do zero, esmaece até o tamanho máximo e então esmaece para zero novamente.

    A largura total de esmaecimento é configurada ao longo do eixo x da esquerda para a direita. O eixo y é determinado pelo tamanho do pincel. Na parte inferior o tamanho do pincel é zero, e na parte superior do diagrama o pincel é configurado no tamanho total de acordo com o tamanho configurado no seletor na janela de opções de pincel. Analise o exemplo e a curva para ver a relação.

  • No exemplo 3 o tamanho do pincel está desconectado da ferramenta de esmaecimento. A cor é conectada com a opção de esmaecimento com a curva como selecionado na imagem 6. No começo do desenho a cor é selecionada a partir do lado esquerdo do gradiente, e então gradualmente mais a partir do lado direito do gradiente, e então finalmente volta a selecionar a partir do lado esquerdo novamente.

    Como sempre o eixo x é o tamanho total de esmaecimento. Quando a curva está perto da parte inferior do diagrama a cor é selecionada a partir do lado esquerdo do degradê. Com a curva no torpo do diagrama a cor é selecionada a partie do lado direito do degradê.

  • O último exemplo mostra uma combinação dessas duas configurações. Ambos os tamanhos do pincel e da cor estão conectadas à função de esmaecimento com as curvas selecionadas como nas imagens 5 e 6.

3.2.6. Opções de dinâmicas

Figura 14.56. Opções de dinâmicas

Opções de dinâmicas

Muitos dos comportamentos das dinâmicas também dependem das configurações das opções de dinâmicas na janela de opções da ferramenta e vice-versa. Por exemplo, o esmaecimento não irá funcionar se ele não estiver marcado na seção de dinâmicas. Uma outra forma bem útil de desenhar a curva, para várias das opções é simplesmente inverte-la para uma reta descendente, em vez de ascendente. Isso vai inverter o comportamento padrão da combinação marcada: por exemplo, numa dinâmica de espalhamento X velocidade, por padrão, o espalhamento é alto com a velocidades baixas, e se estreita com velocidades altas. Se a curva for deixada como uma reta descendente, você terá pouco espalhamento com velocidades baixas, e vice-versa.

Opções de esmaecimento

Esse seletor determina o tamanho do esmaecimento. O que vai de fato acontecer depende da configuração da dinâmica. Se selecionado para agir na cor, por exemplo, então a cor irá se alterar entre o degradê atual, começando do lado esquerdo do degradê e se movendo até o lado direito do degradê.

As opções de esmaecimento possuem uma lista de opções que determina comoo esmaecimento será repetido (se for).

Figura 14.57. Ilustração dos efeitos das três opções de repetir de degradê, para o degradê Abstract 2.

Ilustração dos efeitos das três opções de repetir de degradê, para o degradê Abstract 2.

Degradê Abstract2

Ilustração dos efeitos das três opções de repetir de degradê, para o degradê Abstract 2.

Nenhum

Ilustração dos efeitos das três opções de repetir de degradê, para o degradê Abstract 2.

Onda de serra

Ilustração dos efeitos das três opções de repetir de degradê, para o degradê Abstract 2.

Onda triangular


Essa opção determina o que acontecerá caso uma pincelada se estenda além do comprimento especificado no seletor. Existem três possibilidades:

  • Nenhum significa que a cor de fim do degradê será usada na parte restante do traçado;

  • Onda de serra significa que o degradê será recomeçado do início, o que produzirá uma descontinuidade de cores;

  • <guilavel>Onda triangular</guilavel> significa que o degradê será aplicado no sentido contrário, para depois voltar e seguir adiante até o fim do traçado.

Opções de cor

Aqui você pode escolher o degradê a ser usado como cor de origem ao usar o pincel com a opção de cor selecionada nas dinâmicas de pintura. Clique na caixa que mostra o degradê para alterar para outro degradê da lista.

Se nenhuma opção de cor estiver selecionada nas dinâmicas usadas atualmente, o pincel usará a cor de frente definida na caixa de ferramentas.