6.2. Vetores

Figura 14.179. Ferramenta de vetores

Ferramenta de vetores

A ferramenta de vetores permite a você criar objetos complexos conhecidos como Curvas de Bézier, é um pouco parecido com a ferramenta de laço porém com toda a praticidade das curvas vetoriais. Você pode editar sua curva, pintar com ela ou até mesmo salvar, importar e exportar a curva. Depois de pronta, pode transforma-la numa seleção. Você também pode usar os vetores para criar figuras geométricas. Os vetores tem a sua própria janela: Diálogo de vetores.

6.2.1. Ativando a ferramenta

Você pode ativar essa ferramenta de diversos modos:

  • Através do menu da janela de imagem. em FerramentasVetores,

  • Clicando no ícone da ferramenta: na Caixa de ferramentas,

  • ou usando a tecla de atalho B.

6.2.2. Teclas Modificadoras (por padrão)

[Nota] Nota

Mensagens de ajuda aparecerão na parte inferior da janela de imagem com informações sobre todas essas teclas.

Shift

Esta tecla tem diversas funções dependendo do seu contexto. Consulte as opções para obter mais detalhes.

Ctrl ; Alt

Existem três modos disponíveis para se trabalhar com a ferramenta de vetores: Criação,Edição e Mover. A tecla Ctrl alterna entre Criação e Edição. Já as teclas Alt (ou Ctrl+Alt) alternam o modo entre Criação e Mover.

6.2.3. Opções

Figura 14.180. Opções da ferramenta de Vetor

Opções da ferramenta de Vetor

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Modo de Criação

Por padrão, essa ferramenta já estará no modo Criação. Você pode desenhar o vetor ao dar cliques sucessivos. Você pode mover os pontos de controle clicando sobre os mesmos e arrastando. Entre os pontos de controle existem segmentos.

Os números indicam os passos para desenhar uma linha reta de dois segmentos.

Segmentos curvos são facilmente construídos ao arrastar um segmento ou clicar e arrastar em novo nó. As setas azuis mostram a curva. Duas pequenas alças quadradas ficarão disponíveis para que você possa alterar a curva.

[Dica] Dica

Para fechar a curva rapidamente, pressione a tecla Ctrl e clique sobre o ponto de controle inicial. Em versões bem antigas do GIMP, clicar dentro de um vetor fechado transformava o vetor em uma seleção. Agora, você pode usar o botão Seleção a partir do vetor ou o botão Transformar o vetor em seleção no diálogo de Vetores.

[Dica] Dica

Quando você tem duas alças, elas vão se mover simetricamente por padrão. Solte o botão do mouse para movê-las individualmente. A tecla Shift faz com que as âncoras funcionem simetricamente novamente.

Diversas funções estão disponíveis neste modo:

Adicionar um novo nó: Se o nó ativo (indicado por um circulo vazio que aparece após clicar em um nó) estiver no final do vetor, o cursor do mouse mostrará um sinal de '+' e um novo nó será criado, ligando-o segmento anterior. Se o nó ativo estiver sobre o segmento, o cursor será um quadrado e você poderá adicionar um novo segmento ao vetor. Esse novo componente é independente do anterior, mas pertence ao mesmo vetor conforme você pode ver na janela de vetores. Pressionar a tecla Shift força a criação de um novo componente.

Mover um ou diversos nós: Sobre um nó, o cursor do mouse exibirá um ícone de cruz com quatro pontas em flecha. Com isso você pode clicar e arrastá-lo. Se pressionar a tecla Shift você poderá selecionar vários nós e movê-los usando clicar e arrastar. Pressionar as teclas Ctrl+Alt permite a você mover todos os componentes do vetor.

Modificar alças: Você precisará editar um nó antes. Uma alça aparecerá, indicada por um quadradinho. Arraste-a para criar uma curva. Pressione Shift para mover as âncoras de forma simétrica.

Modificar um segmento: Quando o cursor do mouse estiver sobre um segmento, esse se tornará uma flecha de quatro pontas. Então clique e arraste para que o segmento seja alterado. Assim que você mover, duas alças vão aparecer no fim de cada lado do segmento. Pressionar a tecla Shift muda para o modo simétrico.

Modo de Edição

Edição possui funções que não estão disponíveis no modo Criação. Neste modo, você pode trabalhar apenas no vetor ativo. Fora do vetor, o cursor é um símbolo de proibido (ou em toda a imagem, se não houver vetor!) e você não poderá fazer nada.

Criar um segmento entre dois nós: Clique em um dos nós na ponta do vetor para ativá-lo. O cursor mostrará um símbolo de união. Clique em outro nó para ligar ambos os nós. Isso é muito útil quando você precisa ligar componentes que não estão fechados.

Remover um segmento de um vetor: Enquanto pressiona as teclas Shift+Ctrl, coloque o mouse sobre um segmento. O cursor exibirá um sinal de -. Clique para remover o segmento.

Adicionar um nó em um vetor: coloque o cursor do mouse sobre um segmento. O cursor exibirá um sinal de +. Clique sobre onde você deseja adicionar o novo ponto de controle.

Remover um nó: Enquanto pressiona a combinação de teclas Shift+Ctrl, coloque o cursor do mouse sobre um nó. O cursor exibirá um símbolo de -. Clique para remover o nó.

Adicionar uma alça à um nó: Coloque o cursor do mouse sobre um nó. O cursor mostrará um sinal de uma pequena mão. Arraste o nó para que apareça uma âncora. Pressione a tecla Shift para mudar para âncoras simétricas.

Remover uma alça de um nó: Enquanto pressiona a combinação de teclas Shift+Ctrl, coloque o cursor sobre uma alça. O cursor não mostrará o símbolo -, como seria esperado, e continuará mostrando uma mão. Clique para remover a alça.

[Cuidado] Cuidado

Não existem mensagens de advertência após remover um nó, um segmento ou uma alça.

Modo mover

O modo Mover permite mover um ou todos os componentes de um vetor. Simplesmente clique no vetor e arraste-o.

Se você tem vários componentes, apenas o componente selecionado será movido. Se você clicar e arrastar fora do vetor, todos os componentes serão movidos. Pressionando a tecla Shift você também poderá mover todos os componentes.

Poligonal

Com essa opção ativada, os segmentos serão apenas retos. As alças não estarão disponíveis e os segmentos não vão se dobrar quando você for movê-los.

Seleção a partir do vetor

Este botão permite criar uma seleção que será baseada no vetor criado. Essa seleção será marcada com a conhecida linha pontilhada de formigas marchantes. Note que o vetor ainda continuará presente: a ferramenta de vetor ainda continuará ativa e você poderá modificar o seu vetor sem modificar a seleção, já que esta se tornou independente do vetor. Se você mudar de ferramenta, o vetor se tornará invisível, mas ainda estará acessível através da janela de vetores, a partir de onde você poderá torná-lo visível novamente.

Se o vetor não estiver fechado, o GIMP irá fechá-lo com uma linha reta ligando as duas extremidades.

Assim como a ajuda do botão diz, se você pressionar a tecla Shift enquanto clica no botão, isso fará com que a seleção seja adicionada à seleção pré-existente. Pressionar a tecla Ctrl fará com que a seleção do vetor seja subtraída da seleção pré-existente e a combinação de teclas Shift+Ctrl fará a nova seleção ser uma intersecção da seleção existente com a nova.

Contornar vetor

Nas versões anteriores, você só poderia acessar esse comando através do menu Editar no menu da janela de imagem. Agora você pode acessar esse comando também através desse botão. Veja mais em Seção 3.18, “Contornar vetor” e Seção 5, “ Vetores.

Veja a seção de Vetores nos conceitos.