4.7. Trocar o Modo

Como com qualquer outra coisa, as imagens vêm em diferentes tipos e servem a propósitos diferentes. Às vezes, um pequeno tamanho é importante (para sites) e em outras vezes, manter uma profundidade de cor elevada (por exemplo, um retrato de família) é o que você quer. O GIMP pode lidar com tudo isso, e muito mais, principalmente pela conversão entre três modos fundamentais, como visto neste menu. A fim de mudar a sua imagem para um desses modos, você o abre e segue o menu e clique no modo que você deseja.

Figura 3.32. Caixa de diálogo para trocar o modo

Caixa de diálogo para trocar o modo

RGB — Este é o modo padrão, usado para imagens de alta qualidade, e capaz de apresentar milhões de cores. Este é também o modo para a maioria de seu trabalho com imagem, incluindo escala, cortes e até mesmo inversão. No modo RGB, cada pixel consiste em três componentes diferentes: R->Red (vermelho), G->Green (Verde), B->Blue (Azul). Cada um deles, por sua vez pode ter um valor de intensidade de 0 até 255. O que você vê em cada pixel é uma combinação aditiva desses três componentes.

Indexado — Este é o modo geralmente usado quando o tamanho do arquivo é importante, ou quando você está trabalhando com imagens com poucas cores. Ela envolve a utilização de um número fixo de cores (256 ou menos) para a imagem inteira para representar as cores. Por padrão, quando você mudar de uma imagem para uma imagem paletizada, o GIMP gera uma paleta otimizada para melhor representar a sua imagem.

Figura 3.33. Dialog Convert Image to Indexed Colors

Dialog Convert Image to Indexed Colors

Como você poderia esperar, uma vez que a informação necessária para representar a cor de cada pixel é menor, o tamanho do arquivo é menor. No entanto, às vezes, existem opções em vários menus que estão acinzentadas sem motivo aparente. Isso geralmente significa que o filtro ou a opção não pode ser aplicada quando a imagem está em seu modo atual. Alterar o modo para RGB, como descrito acima, deve resolver este problema. Se o modo RGB não funcionar, talvez a opção que você está tentando requeira que sua camada tenha a capacidade de ser transparente. Isso pode ser feito facilmente através de CamadaTransparênciaAdicionar canal alfa.

Figura 3.34. Adicionar canal alfa

Adicionar canal alfa

Tons de cinza — Imagens em tons de cinza têm somente tons de cinza. Este modo tem alguns usos específicos e ocupa menos espaço no disco rígido em alguns formatos, mas não é recomendado para uso geral (e sua leitura não pode não ser suportada em alguns aplicativos)

Não há necessidade de converter uma imagem para um modo específico antes de exporta-la para seu formato favorito, já que o GIMP é inteligente o suficiente para exportar a imagem corretamente.