3.4. Usando programas externos

O GIMP usa plugins para ler e escrever todos os formatos de arquivoexceto XCF. Esses plugins podem usar bibliotecas externas ou programas. Por exemplo, o GIMP não suporta diretamente PostScript. Em vez disso, para a leitura (ou escrita) de arquivos PostScript (extensão de arquivo .ps ou .Eps), o GIMP requer que um poderoso programa de Software Livre, o Ghostscript, esteja instalado também.

3.4.1. Instalando o Ghostscript

Distribuições Linux quase sempre vêm com o Ghostscript já instalado (não necessariamente a versão mais recente). Para outros sistemas operacionais, você pode ter que instalá-lo sozinho. Aqui estão as instruções para instalá-lo no Windows:

  • Vá para a página de downloads projeto Ghostscript - http://www.ghostscript.com/download/gsdnld.html

  • Escolha a versão mais recente compatível com o seu Windows (32 ou 4 bit) baixe o instalador.

  • Execute o instalador baixado

  • e siga as instruções para o procedimento de instalação.

  • Defina a variavel de ambiente GS_PROG para o nome e caminho completos do arquivo binário gswin32c depois da instalação (Ex: C:\gs\gsX.YY\bin\gswin32c.exe).

Agora você deve ser capaz de ler arquivos PostScript com o GIMP. Por favor note que você não deve mover os diretórios do Ghostscript depois que a instalação estiver completa. A instalação cria entradas de registro que permitem que o Ghostscript encontre suas bibliotecas. (Estas instruções sãocortesia de http://www.kirchgessner.net.)