5.7. Vetores e arquivos SVG

SVG, a sigla de Scalable Vector graphics (Gráficos Vetoriais Redimensionáveis), é um formato de arquivos cada vez mais popular para gráficos vetoriais, nos quais os elementos gráficos são representados de uma forma independente da resolução — em contraste com gráficos raster, em que os elementos gráficos são representados por matrizes de pixels. O GIMP é primariamente um programa de gráficos raster, mas vetores são entidades vetoriais.

Por sorte, vetores são representados em SVG quase exatamente da mesma forma que eles são representados no GIMP. (Na verdade, não tem nada a ver com sorte: o tratamento de vetores no GIMP foi re-escrito na época do GIMP 2.0, já com vetores SVG em mente.) Essa compatibilidade torna possível guardar vetores do GIMP como arquivos SVG sem perder nenhuma informação. Você tem acesso a essa funcionalidade através do diálogo de Vetores.

Isso também significa que o GIMP pode criar vetores a partir de arquivos SVGsalvos por outros programas, tais como o Inkscape ou do Libreoffice Draw - duas aplicações em Software Livre populares para edição de imagens vetoriais. Isso é interessante por que outros programas podem ter ferramentas de manipulação de vetores muito mais poderosas do que o GIMP. Você pode importar um vetor de arquivo SVG usando o diálogo de Vetores.

O formato SVG suporta muitos outros elementos gráficos além das curvas Bézier: entre outras coisas ele trata formas tais como quadrados, retângulos, círculos elipses, polígonos regulares, etc... O GIMP não pode criar nenhuma dessas entidades sozinho, pela interface de usuário, mas pode carrega-las de arquivos de vetores.

[Nota] Nota

Criar vetores não é a única coisa que o GIMP pode fazer com arquivos SVG. Ele também pode abrir arquivos SVG como imagens, do modo tradicional. (Você só precisa escolher manualmente o tamanho em pixels da imagem ao abri-la no GIMP)