5.4. Zoom

Figura 16.42. O submenu de Zoom no menu Visualizar

O submenu de Zoom no menu Visualizar

O submenu Zoom contém vários comandos que controlam a ampliação da imagem na janela de imagem (aproximação). Aumentar uma imagem (aproximar) é útil caso você precise trabalhar com alta precisão, fazendo modificações na imagem a nível de pixel ou seleções precisas. Por outro lado, diminuir uma imagem (afastar) é útil para ter uma impressão geral da imagem e enxergar os resultados de alterações que afetem toda a imagem. Perceba que aproximar e afastar não é uma ação que pode ser desfeita, já que isso não afeta os dados da imagem, apenas o modo como ela é exibida.

[Dica] Dica

Além das entradas deste submenu, também existe um menu de ampliação na parte inferior da borda da janela de imagem (isso caso a barra de status esteja sendo exibida), onde diversos níveis de zoom pré-definidos estão disponíveis.

Você também pode realizar ajustes de zoom na janela de navegação. Você também pode usar a ferramenta de Zoom que permite enquadrar, no zoom, uma área em particular de uma imagem.

5.4.1. Ativando o submenu

  • Você pode acessar este submenu a partir da barra de menu da janela de imagem através de VisualizarZoom. Perceba que o nome Zoom no menu Visualizar também mostra o nível de zoom atual, por exemplo, Zoom (100%).

5.4.2. Conteúdos do submenu de Zoom

Os vários comandos do submenu Zoom estão descritos abaixo, juntos com seus atalhos de teclado padrão, caso existam.

Reverter zoom

(Atalho: ` [acento grave,crase]) Este comando irá definir o nível de zoom para o valor anterior, valor esse que também é exibido em seu título, por exemplo Reverter Zoom (100%). Se você ainda não tiver alterado o nível de zoom da imagem ativa, esta entrada estará insensível e acinzentada.

Diminuir

(Atalho: -) Toda vez que o Diminuir é usado, o nível de zoom é diminuído em 30%. Existe um valor mínimo de zoom de 0,39%.

Aumentar

(Atalho: +) Toda vez que oAumentar é usado, o nível de zoom aumenta em cerca de 30%. O valor máximo de zoom possível é de 25600%.

[Nota] Nota

O atalho de teclado para Aumentar é controverso pois é uma operação muito comum e tanto nos teclados com layout Brasileiro, a tecla Shift precisa estar pressionada para usa-lo. (Este não é o caso dos teclados europeus.) Se você deseja ter um atalho de teclado diferente, você pode criar um atalho dinâmico; veja a seção de ajuda Preferências da interface de usuário para instruções.

Ajustar imagem na janela

(Atalho: Shift+Ctrl+J). Este comando aproxima a imagem para que ela seja o maior possível, desde que continue a caber completamente dentro da janela. Normalmente haverá um espaço em dois lados da imagem, mas não nos quatro lados.

Fill Window

Este comando aproxima a imagem o quanto for possível sem que sobre nenhum espaço nas laterais para ser exibido. Isso significa que a imagem passa a caber na janela perfeitamente em uma dimensão (ex. na horizontal), mas normalmente se estende além das bordas da janela em outra dimensão.

A:B (X%)

Com esses comandos, você pode selecionar um dos níveis de pré-definidos de zoom. Cada um dos itens do menu contém uma proporção, assim como um valor percentual. Perceba que cada nível de zoom pré-definido possui seu próprio atalho de teclado. O nível atual de zoom fica marcado com com um grande ponto.

Outro

Este comando abre uma janela que permite escolher qualquer nível de zoom que você desejar, com níveis entre 1:256 (0.39%) até 256:1 (25600%).

[Dica] Dica

Quando você está trabalhando a nível de pixel, você pode usar o comando Nova visualização. Isso permite enxergar o que está acontecendo à imagem em seu tamanho normal ao mesmo tempo.