3.3. Desentrelaçar

3.3.1. Visão Geral

Imagens captadas por placas de vídeo (em geral, mais antigas), especialmente quando um movimento rápido é gravado, podem parecer borradas e listradas, com objetos divididos. Isto é devido à forma como as câmeras trabalham. Elas não registram 25 imagens por segundo, mas 50, com metade da resolução vertical. Há duas imagens entrelaçadas em um quadro. Na exibição do vídeo, a primeira linha da primeira imagem é seguida de primeira linha da segunda imagem seguido de segunda linha da primeira imagem..., etc. Então, se houver um movimento significativo entre as duas imagens, objetos aparecerão divididos, deslocados ou listrados.

O filtro Desentrelaçar mantém apenas uma das duas imagens e substitui linhas ausentes por um degradê entre as linhas anteriores e seguintes. A imagem ou seleçãoresultante ficará um pouco borrada, mas pode ser melhorada com o uso dos filtros de realce.

Você pode encontrar imagens entrelaçadas em [WKPD-DEINTERLACE].

3.3.2. Ativando o filtro

You can find this filter through FiltersEnhanceDeinterlace….

3.3.3. Opções

Figura 17.21. Opções do filtro Desentrelaçar

Opções do filtro Desentrelaçar

Previsão

Se estiver marcado, os resultados de parametrização são exibidos interativamente na visualização.

Manter campos ímpares, Manter campos pares

Um deles deve gerar um resultado melhor. Você deve tentar ambos.

3.3.4. Exemplo

Figura 17.22. Exemplo simples de aplicação do filtro Desentrelaçar

Exemplo simples de aplicação do filtro Desentrelaçar

No alto: as linhas pares de pixels estão deslocadas um pixel para a direita. Abaixo: uma linha está faltando. Estas imagens estão ampliadas para mostrar os pixels individuais.

Exemplo simples de aplicação do filtro Desentrelaçar

Manter campos pares marcado. No alto: linhas ímpares foram deslocadas para a direita, para se alinhar com as linhas pares. Abaixo: a linha vazia foi preenchida com vermelho.

Exemplo simples de aplicação do filtro Desentrelaçar

Manter campos ímpares marcada. No alto: linhas pares foram deslocadas para a esquerda, para se alinhar com as linhas ímpares. abaixo: a linha vazia persiste, mas junta-se acima e abaixo através de um degradê.