13.11. Grade

13.11.1. Visão geral

Figura 17.309. Exemplo de aplicação para o filtro grade

Exemplo de aplicação para o filtro grade

A imagem original

Exemplo de aplicação para o filtro grade

Filtro Grade aplicado


Este filtro cria uma grade cartesiana na camada ativa, acima dos conteúdos já existentes. A largura, espaçamento, deslocamento e cores das linhas da grade podem ser configuradas pelo usuário. Por padrão, as linhas são feitas com a cor de frente do GIMP. (Nota: este plug-in foi usado para criar imagens de demonstração para muitos dos outros plug-ins).

[Dica] Dica

Se você definir a largura das linhas como 0, então apenas as intersecções serão desenhadas, como marcas na forma do sinal de mais (+). Além disso se você colocar a largura das linhas verticais em 0, o plug-in pode ser usardo para desenhar linhas paralelas horizontais.

13.11.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersRenderPatternGrid….

13.11.3. Opções

Figura 17.310. Opções para o filtroGrade

Opções para o filtroGrade

Há opções separadas para controlar as linhas horizontais, linhas de verticais e cruzamentos da grade. Por padrão, as configurações horizontais e verticais estão vínculadas, de forma que todas as alterações sejam aplicadas de forma simétrica. Se você quer mudar apenas uma das opções, clique sobre o ícone de corrente próximo as caixas de entrada para desfazer o vínculo. Os resultados da alteração dos parâmetros de intersecção são bastante complexos.

Além disso, para algumas opções, você pode selecionar a unidade de medida, graças a uma lista flutuante.

Largura

Define as larguras das linhas de grade horizontais ou verticais, ou dos símbolos que são desenhados em suas intersecções.

Espaçamento

Define a distância entre as linhas de grade. O parâmetro de espaçamento na Intersecção limpa o espaço equivalente no centro de cada cruzinha de intersecção.

Deslocamento

Define o deslocamento das linhas de grade em relação ao canto superior esquerdo. Para intersecções, define o comprimento dos braços das cruzes nas intersecções.

Seletores de cor

Permitem que você defina as cores das linhas de grade e marcas de interseção.

Figura 17.311. Parâmetros de intersecção

Parâmetros de intersecção

Largura < 2 × Espaçamento

Parâmetros de intersecção

Largura > 2 × Espaçamento