14.2. Mapa de Imagem

Na Web, antigamente, imagens sensíveis eram usadas para obter alguns efeitos quando áreas definidas eram clicadas. É uma tecnologia conhecida como Mapas de Imagem (Imagemaps). Hoje em dia, os navegadores ainda são compatíveis com isso, mas com desenvolvimento do CSS e novos padrões para design Web, e a criação dinâmica de páginas a partir de aplicações, eles são raramente utilizados. O efeito é mais utilizado num link para outra página da web quando uma das áreas sensíveis é clicada. Este plug-in permite que você crie facilmente áreas sensíveis dentro de uma imagem. O plug-in cria um trecho de código HTML que inclui o tag img para inserir a imagem na página HTML final, e, junto com ele, tags especificas para que a imagem seja usada como um Mapa de imagens. Independente do uso do plug-in, você deve exportar sua imagem do GIMP para um formato adequado, e coloca-la onde possa ser importada pelo navegador Web ao carregar a página HTML que incorpore o código gerado aqui. Softwares antigos para projeto de Web sites tinham isso como uma função padrão. No GIMP você pode criar Mapas de imagem de uma maneira similar a que costumava ser feita na década de 1990.

14.2.1. Visão Geral

Este plug-in permite projetar de forma gráfica e amigável todas as áreas que você deseja delimitar sobre sua imagem. Ele gera a parte relevante das tags HTML que devem ser incorporada nos lugar apropriado no código da página HTML. Você pode definir algumas ações ligadas a essas áreas também.

Esta é uma ferramenta complexa, que não está completamente descrita aqui (ela funciona mais ou menos como os programas de páginas de internet que oferecem esta função, e não é difícil de entender por tentativa e erro). No entanto, queremos descrever aqui alguns dos tratamentos mais usados. Se você quiser,pode encontrar descrições mais completas no livro Grokking the GIMP [GROKKING02].

14.2.2. Ativar o filtro

From an image window, you can find this filter through FiltersWebImageMap…

O filtro é praticamente um outro programa completo que funciona por dentro do GIMP. A janela é pequena, mas você pode ampliá-la. As principais áreas úteis são:

  • Totalmente à esquerda são exibidos ícones verticalmente, um para apontar, três para chamar ferramentas para gerar diversas áreas de forma, uma para editar as propriedades da zona, e, finalmente, uma para apagar uma zona selecionada, você pode chamar essas funções com o menu Mapeamento,

  • Logo a direita desses ícones está sua área de trabalho onde você pode desenhar todas as formas que quiser com as ferramentas relevantes,

  • a direita dessa área de trabalho é exibido um conjunto de ícones verticais, o seu uso é óbvio, mas uma ajuda flutuante lhe fornece algumas informações sobre cada função,

  • Finalmente, ainda mais a direita está uma área de exibição, como uma lista de propriedades das áreas criadas. Um clique em um item da lista seleciona automaticamente a forma correspondente na área de trabalho,

14.2.3. Opções

Figura 17.344. Opções de filtro do mapa de imagens

Opções de filtro do mapa de imagens

Janela do Mapa de Imagens


14.2.3.1. A barra de menu

A barra de menu é semelhante à barra de menu da janela de imagem, apenas alguns menus ou itens de menu são diferentes:

Arquivo
Salvar;Salvar Como

Ao contrário de outros filtros, este plug-in não salva ou exporta um arquivo de imagem, mas um arquivo de texto. Portanto, você deve salvar seu trabalho em um formato de texto.

[Dica] Dica

Com a opção de VisualizarFonte você pode ver o conteúdo de arquivo de texto, antes de salva-lo. Uma vez que o arquivo gerado só faz sentido como parte de um modelo ou uma página HTML, você pode copiar o conteúdo a partir daí e cola-lo em sue destino final, sem nunca precisar da opção de salvar do plug-in.

Abrir; Abrir recente

No plug-in você pode abrir o arquivo de texto salvo. As áreas definidas em seu arquivo serão carregadas e ainda exibidas, se a imagem exibida não é a original ou não tem o mesmo tamanho, o GIMP irá pedir-lhe para a adaptar a escala.

Editar
Editar área de informação

Figura 17.345. Editando uma área do mapa de imagens

Editando uma área do mapa de imagens

Na caixa de diálogo configurações que você pode editar as informações de uma área selecionada. Esta caixa de diálogo aparecerá automaticamente sempre que você criar uma nova área.

Visão

Este menu lhe oferece funções especiais:

Lista de áreas

Aqui você pode ocultar ou mostrar a área de seleção.

Fonte

Aqui você vê os dados brutos como se fosse salvá-los para um arquivo.

Cor; Cinza

Você pode selecionar o modo de imagem aqui e trabalhar com uma exibição em tons de cinza.

Mapeamento

Você raramente vai usar este menu, já que você pode acessar mais facilmente as ferramentas de seleção clicando nos ícones do lado esquerdo da área de trabalho.

Seta

A seta representa aqui a ferramenta Mover. Quando ativada a ferramenta está selecionada, você pode selecionar e mover uma área na imagem.

Com um polígono, você pode usar a seta para mover um dos pontos vermelhos. Clique com o botão direito do mouse em um segmento entre dois pontos vermelhos para abrir um menu flutuante que oferece, junto com algumas outras, a possibilidade de adicionar um novo ponto. Se você clicar com o botão direito em um ponto vermelho, você pode removê-lo.

Retângulo; Círculo; Polígono

Estas ferramentas permitem que você crie várias áreas de forma: clique sobre a imagem, mova o ponteiro e clique novamente.

Editar Informações do Mapa

Figura 17.346. Editando os dados do mapa de imagens

Editando os dados do mapa de imagens

Com esta simples janela você pode inserir alguns itens, que serão gravados no arquivo de saída resultante; quer como comentários (Autor, Descrição) ou como valores de atributos das tags HTML (nome da Imagem, Título, URL padrão).

Ferramentas

Com o Menu Ferramentas você pode criar guias e até mesmo áreas retangulares regularmente espaçadas.

Grade; Configurações da grade

Figura 17.347. opções da Grade

opções da Grade

Aqui você pode ativar e desativar a grade de imagem ou configurar algumas propriedades da grade.

Usar guias do GIMP; Criar guias

As linhas-guia são criadas na fronteira da imagem, mas pode ser movida clicando sobre os quadrados vermelhos em cada linha algo parecido com as linhas de orientação do GIMP. Usando as guias você poderá criar retângulos ativos na imagem.

Criar guias

Figura 17.348. Opções de Guia

Opções de Guia

As opções da guia


Em vez de criar formas geométricas para selecionar as áreas ativas que você pode usar uma série de retângulos, cada um representando uma área ativa, clicando em Criar guias. No menu flutuante você define a largura e a altura dos retângulos, o espaço entre eles, o número de linhas e colunas, e o ponto inicial superior a esquerda para a matriz. Todas as medidas estão em pixels. Se você não estiver satisfeito com o resultado, é possível ajustar cada retângulo movendo os quadrados vermelhos, como de costume.

14.2.3.2. A Barra de Ferramentas

A maioria das entradas aqui são apenas atalhos para algumas funções já descritas. Exceções:

Mover para Frente; Enviar para trás

Aqui você pode mover uma entrada para o fundo (Mover para frente) ou topo (Enviar para trás) da lista. Isso só se refere a sua posição na lista: as áreas de um mapa de imagens não devem se sobrepor.

14.2.3.3. A Área de Trabalho

Figura 17.349. A Área de Trabalho

A Área de Trabalho

Na área principal da janela do mapa da imagem, no lado esquerdo, você vai encontrar a sua área de trabalho onde você pode desenhar todas as formas que quiser com as ferramentas relevantes.

Ao lado da área de trabalho, existem ícones exibidos verticalmente, um para apontar, três para chamar ferramentas para gerar diversas formas, uma para editar as propriedades da zona e, finalmente, uma para apagar uma zona selecionada, também é possível chamar essas funções com o menu de Mapeamento.

[Cuidado] Cuidado

Note que as áreas não devem se sobrepor.

14.2.3.4. A área de seleção

À direita está uma área de exibição, como uma lista de propriedades das áreas criadas. Um clique em um item da lista seleciona automaticamente a forma correspondente na área de trabalho, então você pode modificá-la.

Ao lado da tela está um conjunto vertical de ícones, sua utilização é óbvia, mas uma ajuda flutuante fornece algumas informações sobre cada função,

Infelizmente, os símbolos de seta para mover uma entrada da lista para cima ou para baixo não funcionam aqui. Mas é claro que você evitou cuidadosamentecriar áreas de sobreposição, de modo que você não precise usar essas funções de qualquer forma.