Este filtro mapeia uma imagem para um objeto 3D (plano, esfera, caixa ou cilindro). Enquanto que esse filtro pode ser interessante para efeitos especiais rápidos, o GIMP não tem qualquer capacidade para criar imagens 3D para fins de produção: mesmo deixando o usuário controlar muito pouco do que é necessário num objeto 3D renderizado, esse filtro se torna um dos mais complexos dentro do GIMP, em tempos de opção, e um dos de execução mais demoradas. Se quiser controlar opções de iluminação realista numa imagem 2D, você pode usar esse filtro com a opção de de objeto “Plano”, mas ele é mais lento e menos completo que o filtro “Efeitos de Iluminação” no menu de Filtros->Luz e sombra. Se suas necessidades de 3D forem maiores, por favor procure o projeto “Blender 3D”, onde você pode fazer uso de imagens 2D criadas no GIMP como texturas, dentro de um programa completo de modelagem e animação. Ainda sobre esse filtro: ele funciona melhor apenas em imagens quadradas. Os objetos criados ficarão distorcidos em imagens retangulares.
Esta pré-visualização tem várias possibilidades
A pré-visualização é automática para algumas das opções, mas você terá que pressionar este botão para atualizar a pré-visualização depois de modificar muitos dos outros parâmetros.
Quando o ponteiro do mouse estiver sobre a pé-visualização e a guia de Luz estiver selecionada, ele se torna uma pequena mão que pode pegar o ponto azul, que marca a posição da fonte de luz, e move-la. Esse ponto azul pode não estar visível: isso depende das configurações dos parâmetros X e Y na guia de Luz.
Os botões de zoom permitem que você torne a imagem na pré-visualização mais próxima ou mais afastada. A sua ação é limitada, mas pode ser útil no caso de uma imagem grande.
Põe uma grade sobre a pré-visualização de forma que fique mais fácil criar deslocamentos e rotações. Funciona bem quando se está mapeando para um plano.
Esta lista permite que você escolha uma forma 3D a qual a imagem será mapeada. Pode ser um Plano, uma Esfera, uma Caixa ou um Cilindro.
Esta opção deixa a imagem transparente ao redor do objeto. Se não for selecionada, o fundo será preenchido com a cor de fundo atual da caixa de Ferramentas.
Ao mover o objeto do tipo Plano e desloca-lo com as opões da guia de orientação, uma parte da imagem pode ficar vazia. Ao marcar a opção de Ladrilhar a imagem fonte, cópias da mesma serão colocadas para preencher o espaço vazio. Esta opção não tem efeito para os outros tipos de objeto.
Nota | |
---|---|
Esta opção funciona somente para objetos do tipo “Plano”. |
Quando esta opção está marcada, é criada uma nova imagem com o resultado da aplicação do filtro, preservando a imagem original.
Marque esta opção para esconder o desagradável efeito de serrilhamento nas bordas. Ao ser habilitada, está opção deixa aparecer duas novas configurações:
Define a qualidade do anti-serrilhamento, em detrimento da velocidade de execução.
Define os limites para o anti-serrilhamento. O Anti-serrilhamento para quando a diferença do valor entre os pixels adjacentes fica menor do que o definido aqui.
Nesta lista você pode selecionar entre Luz puntiforme, Luz direcional e Sem luz.
Pressione o botão para abrir o diálogo seletor de cores.
Se for escolhida a opção de “Luz puntiforme”, você pode controlar a Posição da fonte de luz (o ponto azul), usando as coordenadas X, Y, e Z (a direção do Z é para fora da tela).
Se for escolhida a “Luz direcional”, esses parâmetros X,Y, e Z “Controlam o vetor de direção” (o efeito não é evidente)
Quantidade de cor a mostrar onde não incide luz diretamente.
Intensidade da cor original quando iluminada por uma fonte de luz.
Valores maiores fazem o objeto refletir mais luz (parece mais brilhante).
Controle quanto intensas as áreas serão as áreas de reflexo.
Valores mais altos tornam os reflexos mais focalizados (e portanto, menores).
Esses três controles deslizantes e suas caixas de entrada permitem que você controle a posição do objeto dentro da imagem, de acordo com as coordenadas X, Y e Z do canto superior esquerdo do objeto.
Esses três controles fazem o objeto girar ao redor dos eixos X, Y ou Z, respectivamente.
Esta aba aparece apenas se você selecionar o objeto do tipo Caixa.
O nome desta funcionalidade é auto-explicativo: você pode escolher uma imagem diferente para cada face da caixa. Essas imagens devem ser camadas de imagens já abertas no GIMP quando você chama o filtro de Mapear Objeto.
Esses controles X, Y e Z permitem que você escolha o tamanho da caixa em cada direção.
Esta aba aparece apenas quando você seleciona o objeto do tipo Cilindro.
O nome desta opção é auto-explicativo. As imagens devem ser camadas de imagens já abertas no GIMP quando você chama o filtro de Mapear objeto.
Esse controle permite que você manipule o diâmetro do cilindro. Infelizmente, essa configuração atua na imagem mapeada no cilindro e faz uma re-amostragem da mesma para adapta-la ao novo tamanho do cilindro. Seria melhor ter a possibilidade de configurar o tamanho do cilindro antes do mapeamento, de forma que toda uma imagem pudesse ser mapeada.
Controla o comprimento do cilindro