4.10. Retícula

4.10.1. Visão geral

Figura 17.58. Exemplo de aplicação do filtro retícula

Exemplo de aplicação do filtro retícula

Imagem original

Exemplo de aplicação do filtro retícula

Filtro Retícula aplicado


Esse filtro transforma uma imagem em um pontilhado de meios-tons, usando um um espalhamento de grupos de pontos. Esses meios tons são o processo usado para criar uma imagem de tons contínuos de cor (ou tons de cinza) em um dispositivo com menos tons - frequentemente um dispositivo que só tem dois tons, tais como uma impressora ou uma máquina tipográfica (onde só existe a possibilidade de colocar tinta em ponto ou não - a tinta não é diluída na impressora para criar um cinza claro a partir da tinta preta, por exemplo). É o processo que foi usado por muitos anos para gerar o meio-tom de impressão de fotografias em papel em gráficas. Para impressão em casa, o software do driver ou do firmware da impressora cuidará de gerar o reticulado a partir dos valores em RGB - esse filtro não ou outro para gerar meios tons não é necessário. Ele é muito mais interessante como uma ferramenta artística para simular um reticulado em tamanho grande, ou uma gravura. Uma separação séria para gráfica até pode ser feita com este filtro - isso envolveria separar cada componente de cor em uma camada diferente, aplicar este filtro com a configuração de Tela em Intensidade com uma resolução apropriada, a criação de marcas de registro (depois de aplicada a retícula), e entregar os quatro desenháveis resultantes para geração do fotolito, possivelmente exportados para imagens individuais. A existência deste filtro permite, no entanto, o uso do GIMP em processos mais ou menos artesanais de impressão.

A premissa básica é uma troca de resolução por uma profundidade de cores aparente, em que cada tom é composto de vários pontos dispersos (isso é conhecido como pontilhado espacial)

Há várias formas de fazer isso, sendo a mais simples jogar fora os bits de mais baixa ordem com a informação sobre tonalidades diferentes - isso é o que o filtro Posterizar faz. Os resultados não ficam bons, entretanto, nenhuma resolução espacial é perdida.

Este filtro usa um pontilhado ordenado de pontos agrupados, que reduz a resolução da imagem, criando células em marcas que aumentam ou diminuem de tamanho de acordo com a intensidade de cor que tem que representar.

Imagine uma grade superposta à imagem original. Essa imagem é dividida em células pela grade, cada célula terá uma marca de um único tom de uma das cores primárias escolhida, com um tamanho que representa a intensidade necessária da cor naquela célula. (as células ocupam múltiplos pixels).

Claro que uma célula grande implica numa grande perda de resolução! A forma das células pode ser de círculos, diamantes ou linhas, e é controlada pela Função de ponto - para cada função diferente, a aparência das marcas,conforme elas mudam em intensidade de bem claras para mais escuras é afetada. (A função de Linhas, por exemplo, dá o mesmo efeito que o filtro Entalhar, mas este filtro permite muito mais controle sobre o resultado final)

4.10.2. Iniciando o filtro

You can find this filter through FiltersDistortsNewsprint….

4.10.3. Opções

Figura 17.59. Opções do filtro Retícula

Opções do filtro Retícula

Pré-visualização

Todas as suas mudanças de configuração aparecerão na pré-visualização até que você pressione OK. Note que a pré-visualização só mostra uma parte da imagem se o filtro está sendo aplicado a uma seleção. Desligue a opção de Pré-visualização se o seu computador for muito lento.

Resolução

Este grupo controla o tamanho da célula, ou configurando-se as resoluções de entrada e saída, ou diretamente.

SPI de entrada

Resolução da imagem de entrada original em Amostras por Polegada (Samples per Inch - SPI). Esse valor é configurado automaticamente a partir da resolução da imagem (configurável em Imagem->Tamanho para impressão)

LPI de saída

Resolução desejada de saída, em Linhas por Polegada (Lin es per Inch - LPI). Este é um parâmetro bastante usado no universo das gráficas, e faz parte da especificação de impressoras offset e de outros tipos.

Tamanho da célula

Tamanho da célula resultante em pixels. O filtro pode calcular automaticamente este se você mudar o LPI, ou você pode colocar direto este valor, e deixa-lo calcular o LPI - o que é mais comum.

Tela
Separar em RGB, CMYK, Intensidade

Seleciona em qual espaço de cores você quer trabalhar. No modo RGB, nenhuma conversão de espaço de cores é realizada. No modo CMYK a imagem é convertida internamente em CMYK, então a operação de meios-tons é aplicada separadamente em cada canal, e recombinada em uma imagem RGB. (Se você desejar uma separação CMYK com meios tons real, deve usar Cores->Componentes-> Decompor antes de usar este filtro). No modo Intensidade, a imagem é convertida internamente para tons de cinza, transformada em meios tons, e o resultado é usado como canal alfa para a camada original. Isso é interessante para efeitos especiais, mas requer bastante experimentação para se chegar em resultados interessantes. Dica: Use CMYK em uma imagem se você não souber o que fazer inicialmente.

Extração de preto (%)

Ao se fazer a conversão interna de RGB->CMYK, quanto preto (K) deve ser usado?

Sincronizar canais

Faz com que as configurações de canal de cor se apliquem a todos os canais simultaneamente.

Padrões de fábrica

Restaura as configurações iniciais do filtro, que devem gerar resultados bem distintos.

Ângulo

O ângulo da grade usada para gerar as célular para esse canal. No processo usado em gráficas análogicas, antigamente, era importante que o ângulo de cada canal fosse diferente, senão corria-se o risco da formação de um Padrão Moiré, com distorções cíclicas das cores. Como esse filtro é mais artístico, você pode tentar deixar os ângulos iguais ou parecidos de propósito, justamente para criar o Padrão Moiré em uma imagem!

Função de ponto

A função de ponto deste canal (veja a pré-visualização nas caixas com quadriculado azul)

Anti-serrilhamento

A transformação real em meios tons não precisa de anti-serrilamento: a idéia é justamente reduzir a profundidade de cores! No entanto, esse plug-in é mais usado para efeitos especiais, com os resultados vistos numa tela em vez de numa impressora preto e branco. Então em geral é mais útil aplicar um pouco de anti-serrilhamento para simular um pouco de espalhamento de tinta no papel. Se você pretende criar uma separação real, deixe a sobre-amostragem em 1 (isso é, desligada)

Sobre-amostragem

Número de subpixels a amostrar para produzir cada pixel de saida. Se for colocado em 1, o anti-serrilhamento ficará desligado. Aviso: números grandes podem fazer o filtro demorar bastante para ser aplicado.

4.10.4. Exemplo

Figura 17.60. Exemplo para Retícula

Exemplo para Retícula

Um exemplo do autor do plug-in