8.38. Retinex

8.38.1. Visão geral

Figura 16.201. Exemplo do Retinex

Exemplo do Retinex

Imagem original

Exemplo do Retinex

Filtro Retinex aplicado. Note os detalhes no canto superior direito.


O Retinex melhora a aparência visual de uma imagem quando as condições de iluminação não são boas. Enquanto que nosso olho pode ver cores corretamente quando há pouca luz, câmeras e câmeras de vídeo não se comportam tão bem. O algoritmo MSRCR (MultiScale Retinex with Color Restoration - retinex em múltiplas escalas com restauração de cores), que é a base do filtro Retinex é inspirado nos mecanismos biológicos do olho para se adaptar a essas condições. O termo Retinex vem de Retina + Córtex.

Além de fotografia digital, o algoritmo Retinex é usado para tornar fotografias astronômicas visíveis e detectar, na área médica, estruturas de baixa visibilidade em imagens de raio-X ou scanners.

8.38.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under ColorsRetinex….

8.38.3. Opções

Figura 16.202. Opções do filtro Retinex

Opções do filtro Retinex

Estas opções exigem noções que apenas matemáticos e engenheiros de imagens podem entender. Na prática, o usuário tem que achar as melhores opções por tentativa e erro. Entretanto, as explicações seguintes podem ajudar o usuário avançado do GIMP.

Nível

Aqui está o que o autor do plug-in escreve em seu site [PLUGIN-RETINEX]: Para caracterizar as variações de cor e a luz, nós criamos uma diferença de filtros (gaussianos) em escalas diferentes. Esses parâmetros permitem que você especifique valores entre escala mínima (sigma 2.0) e máxima (sigma igual ao tamanho da imagem)...

Uniforme

Uniforme tende a tratar tanto as áreas de alta intensidade quanto de baixa de forma equitativa.

Baixo

Como regra geral, baixo faz aparecerem as áreas de baixa intensidade da imagem.

Alto

Alto tende a apagar as áreas de menor intensidade de uma imagem, em troca de uma renderização melhor das áreas mais claras.

Escala

Determina a profundidade da escala do Retinex. O menor valor é 16, um valor que resulta numa filtragem grosseira e sem refinamento. O valor máximo é 250. Um bom valor, é o valor padrão, de 240.

Divisão da escala

Determina o número de interações do filtro multi escala Retinex. O valor mínimo requerido, e recomendado é três. Uma divisão de um ou dois remove o aspecto multi escalar do filtro, e é equivalente a uma aplicação Retinex de escala única. Um valor muito alto tende a gerar ruído na imagem.

Dinâmico

Como o algoritmo MSR tende a tornar a imagem mais clara, este controle permite que você ajuste a contaminação da saturação perto da próxima cor média. Um valor alto significa menor saturação. Este é definitivamente o parâmetro em que você deve mexer para obter resultados melhores, por que o efeito final depende muito de cada imagem.