8.26. Colorizar a partir de amostra

8.26.1. Visão geral

Figura 16.177. Exemplo para o filtro Colorizar a partir de amostra

Exemplo para o filtro Colorizar a partir de amostra

Imagem original

Exemplo para o filtro Colorizar a partir de amostra

Fitro Colorizar a partir de amostra aplicado


Este filtro permite que você colorize uma imagem antiga, ou preto e branco, mapeando as cores a partir de uma outra imagem, ou de um degradê!

[Cuidado] Cuidado

Sua imagem em Tons de cinza terá que ser convertida em uma imagem RGB antes de usar este filtro (Imagem>Modo>RGB).

8.26.2. Ativar o filtro

Este filtro se encontra na janela de imagem no menu CoresMapearColorizar a partir de amostra.

8.26.3. Opções

Figura 16.178. Opções para o filtro Colorizar a partir de amostra

Opções para o filtro Colorizar a partir de amostra

Este filtro é dividido em duas partes: A imagem de destino a esquerda, e a amostra a direita

imagem de destino, amostra

Por padrão, a pré-visualização da imagem reproduz a imagem que estava ativa quando você invocou o filtro

A amostra pode ser uma pré-visualização total ou apenas parte, uma seleção dela. Com a lista flutuante, você pode selecionar outra imagem de amostra entre as que estavam abertas acionou o filtro. Se você escolher Mapear com degradê (ou Degradê invertido), o degradê selecionado no dialogo de Degradês (ou o seu inverso) será a amostra. Ele será exibida na sua barra de Degradê acima da pré-visualização da amostra. A pré-visualização da amostra fica acinzentado e dois cursores permitirão a você selecionar o modelo de degradês que serão aplicados a sua imagem ou a sua seleção.

Imagem de destino é, por padrão, a imagem original. A lista suspensa exibe uma lista de imagens presentes na sua tela quando você aciona o filtro e permite a você selecionar outra imagem de destino. Se houver uma seleção nesta imagem, ela será apresentada em tons de cinza, senão, toda a pré-visualização será mostrada em tons de cinza.

Mostrar seleção

Esta opção alterna entre exibir a imagem toda e a seleção, se ela existir.

Mostrar cores

Esta opção alterna entre cores e tons de cinza

Obter cores da amostra

Quando você clica neste botão, a barra de degradês abaixo da pré-visualização da imagem de amostra exibe as cores dela. Se sua amostra tem poucas cores, as transições podem ser abruptas. Selecione a opção Uniformizar cores da amostra para melhora-las

Usar subcores é um pouco mais difícil de entender. Vamos primeiro entender que uma imagem em tons de cinza tem informações apenas para Luminosidade (Value), e isto significa mais ou menos luz. Em uma imagem RGB cada pixel tem informação para cada uma das três cores e mais a luminosidade (Value). Então, pixels com diferentes cores podem ter o mesmo valor. Se esta opção estiver selecionada, as cores serão misturadas e aplicadas aos pixels da imagem de destino que possuem aquela luminosidade (Value). Se não estiver selecionada, a cor dominante será aplicada.

Níveis de saída

As duas caixas de entrada e os controles deslizantes atuam da mesma forma: eles limitam o espaço das cores que serão aplicadas na imagem de destino. Você pode escolher este intervalo com mais precisão. Os resultados aparecerão interativamente, imediatamente na pré-visualização de sua imagem de destino.

Níveis de entrada

Três caixas de entrada e três controles deslizantes permitem corrigir, ajustar melhor os tons mais escuros de sua imagem, além dos meio tons e das partes claras. Os resultados aparecerão interativamente, imediatamente na pré-visualização de sua imagem de destino.

Intensidade original

Se esta opção estiver selecionada, a média entre a intensidade luminosa da imagem de destino será a mesma que a da imagem original.

Intensidade original

Se esta opção estiver selecionada, os níveis de entrada não serão considerados, a intensidade original será preservada.