3.8. Aguçar

3.8.1. Visão Geral

A maioria das fotos digitalizadas precisam de ajuste da nitidez. Isto ocorredevido ao processo de digitalização que precisa cortar um continuo de cores em vários pontos com cores ligeiramente diferentes: os elementos menores do que a frequência de amostragem (um pixel) serão calculados de forma a terem uma cor uniforme. Então fronteiras nítidas na imagem real (por exemplo, o contorno de um objeto na frente do fundo) se tornam um pouco turvas. O mesmo fenômeno acontece ao imprimir pontos de cor no papel.

O filtro Aguçar acentua bordas mas também qualquer ruído ou defeito e que possa criar ruído em áreas de cores graduais, como o céu ou uma superfície de água. Ele compete com o filtro Máscara de desaguçar, que é mais sofisticado e torna os resultados mais naturais.

Figura 17.29. Exemplo de aplicação do filtro Aguçar

Exemplo de aplicação do filtro Aguçar

A imagem original

Exemplo de aplicação do filtro Aguçar

Filtro Aguçar aplicado


3.8.2. Ativando o filtro

You can find this filter through FiltersEnhanceSharpen….

3.8.3. Opções

Figura 17.30. Opções do filtro Aguçar

Opções do filtro Aguçar

Previsão

Se estiver marcado, os resultados de parametrização são exibidos interativamente na pré-visualização. As barras de rolagem permitem mover a pré-visualização para ver toda a imagem.

Acuidade

O controle permite que você defina a nitidez (1-99) e você pode julgar o resultado na pré-visualização. Ao aumentar a acuidade você pode aumentar manchas na imagem e também criar ruído em áreas onde acontece uma variação gradual nas cores.