13.15. Seno

13.15.1. Visão geral

Figura 17.318. Exemplo de aplicação do filtro Seno

Exemplo de aplicação do filtro Seno

Filtro Seno aplicado


You can find this filter from the image menu through FiltersRenderPatternSinus….

O filtro seno permite fazer texturas baseadas em variações senoidais que parecem um pouco como seda molhada ou com uma chapa de compensado. Este plug-in funciona usando duas cores diferentes que você pode definir na guia Cores. Essas duas cores, em seguida, criarão padrões de ondas com base em uma função seno.

Você pode definir as escalas X e Y, que determinam o quanto a textura vai ser esticada ou compactada. Você também pode definir a complexidade da função: um valor elevado cria mais interferência ou repetição do padrão. Um exemplo é mostrado abaixo.

13.15.2. Opções

13.15.2.1. Configurações

Figura 17.319. Opções para o filtro Seno (Configurações)

Opções para o filtro Seno (Configurações)

Configurações do desenho

Escala X, Escala Y

Um valor baixo de X ou de Y irá maximizar o esticamento horizontal ou vertical da textura, enquanto que um valor elevado vai comprimi-la.

Complexidade

Este valor controla como as duas cores interagem entre si (a quantidade de interação ou repetição).

Configurações de cálculo

Semente aleatória

Esta opção controla o comportamento do filtro. Se a mesma semente aleatória é usada na mesma situação, o filtro produz exatamente os mesmos resultados. Uma semente aleatória diferente produz resultados diferentes. Sementes aleatórias podem ser inseridas manualmente ou geradas aleatoriamente ao se pressionar Nova semente.

Quando a opção Randomizar está marcada, a semente aleatória não pode ser inserida manualmente, mas é gerada aleatoriamente cada vez que o filtro é executado. Se não estiver marcada, o filtro se lembra da última semente aleatória utilizada.

Forçar para ser ladrilhável?

Se você marcar esta opção, será gerado um padrão que pode ser usado como uma textura encaixável. . Por exemplo, você pode usá-lo como plano de fundo em uma página HTML, e as bordas do padrão não serão visíveis quando a imagem fizer fronteira com ela mesma.

Ideal, Deformado

Esta opção dá um controle adicional da interação entre as duas cores. Deformado cria uma interferência mais distorcida entre as duas cores que Ideal.

13.15.2.2. Cores

Figura 17.320. Opções para o filtro Seno (cores)

Opções para o filtro Seno (cores)

Cores

Aqui, você define as duas cores que compõem a sua textura. Você pode usar Preto e branco ou as cores de Frente & fundo da caixa de ferramentas, ou há a opção de Escolha de cores clicando nos botões de cor.

Canais Alfa

Este controles permitem atribuir uma opacidade para cada uma das cores. (Se a camada que você está trabalhando não tem um canal alfa, eles estarão desabilitados.)

13.15.2.3. Mistura

Figura 17.321. Opções para o filtro Seno (Mistura)

Opções para o filtro Seno (Mistura)

Degradê

Você pode escolher entre três funções para definir as formas das ondas que são produzidas: Linear, Bilinear e Sinusoidal.

Expoente

O expoente controla qual das duas cores é dominante, e quanto dominante ela é. Se você definir o expoente para -7.5, a cor esquerda vai dominar totalmente, e se você configurá-lo para 7,5 será o contrário. O valor zero é neutro.