“Redemoinhos e marteladas” distorce a sua imagem de uma forma concêntrica.
O efeito “Redemoinho” (aplicação de um Ângulo do turbilhão diferente de zero) distorce a imagem de forma bem semelhante ao redemoinho que aparece quando se esvazia a água de uma pia.
“Marteladas” sem nenhuma rotação, pode ser comparado a estampar sua imagem numa superfície de borracha e prender as laterais. Se a quantidade marcada no controle de marteladas (Quanto martelar) for negativa, vai parecer como se alguém tivesse tentado empurrar um objeto redondo na sua direção por trás da camada de borracha. Se for um valor positivo vai parecer como se alguém estivesse puxando o centro da imagem para trás, para longe de você.
Dica | |
---|---|
O efeito de “martelada” pode as vezes ser usado para compensar a distorção da imagem produzida por uma lente teleobjetiva, ou olho de peixe (“distorção de barril”). Mas veja o filtro de “Distorção de lente” se esse for seu objetivo. Se desejar um controle maior sobre o efeito, verifique o filtro “Deslocar” em Filtros/Mapeamento, no modo “Polar”. |
Mudanças nos parâmetros são visíveis imediatamente na pré-visualização. O redemoinho tem seu foco no centro da camada ou seleção atual.
No sentido horário ou anti-horário (-360 até +360). Controla quantos graus a parte afetada da imagem será rotacionada.
Profundidade do redemoinho (-1 até +1). Determina quanto a parte afetada da imagem será empurrada para trás ou trazida para frente.
Tamanho do redemoinho (0.-0 - 2.0). Determina quanto da imagem será afetado pela distorção. Se você deixar o Raio
igual a 2, a imagem toda será afetada. Com Raio
1, metade da imagem será afetada. Se o Raio
for 0, nada será afetado (imagine como se fosse o raio de um círculo, com 0 sendo o centro e 1 metade do caminho até a borda).