2.5. Scripts autônomos

Não tentaremos descrever todos os scripts em profundidade. A maioria dos Script Fus-são muito fáceis de entender e usar. No momento da escrita deste manual, os seguintes tipos eram instalados por padrão:

Texturas

Você vai encontrar todos os tipos de scripts geradores de texturas aqui. Geralmente, eles são bastante úteis porque você pode personalizar muitos argumentos para personalizar suas próprias texturas

Vamos dar uma olhada no script Land. Neste script você tem que definir o tamanho da imagem/textura, e especificar quais níveis aleatórios usar para criação de "land". As cores usadas para gerar o mapa "land" são retiradas do degradê selecionado no diálogo do script - por padrão um degradê específico para este script. Você também deve fornecer valores para o nível de detalhe, terra e mar altura/profundidade e escala. Escala refere-se a escala do seu mapa, assim como um mapa comum, 1:10 será digitado como 10.

Temas de páginas Web

Aqui está um uso bem prático para scripts. Ao criar um script para criar texto personalizado, setas, botões, logos, etc... para seu web site, você lhes dará o mesmo estilo e forma. Você também estará economizando muito tempo, porque você não terá que aplicar manualmente vários efeitos em sequência para cada logotipo, texto ou botão.

A maioria dos scripts são bastante auto-explicativos, mas aqui vão algumas dicas:

  • Deixe todos os caracteres estranhos como ' e " intactos.

  • Verifique se a textura especificada no script existe.

  • Margem refere-se a quantidade de espaço em torno do seu texto.

  • Um valor alto para a largura do chanfro dá a ilusão de um botão maior.

  • Se você marcar a opção "Pressionado", o botão será desenhado como empurrado para baixo.

  • Escolha transparência se você não quer um fundo sólido. Se você escolher um fundo sólido, certifique-se que é da mesma cor que o fundo da página web.

Logos

Aqui você vai encontrar todos os tipos de scripts que geram logotipos. Isso é bom, mas use com cuidado, pois as pessoas podem reconhecer o seu logotipo como sendo feito por um script do GIMP conhecido. Você deve antes, considerá-lo como uma base que você pode modificar para atender às suas necessidades, ou simplesmente personalizar os parâmetros. A caixa de diálogo para fazer um logotipo é mais ou menos a mesma para todos esses scripts:

  1. No campo de Texto, digite o nome que você quer no logotipo, como FEITO COM O GIMP

  2. No campo de Tamanho da fonte, digite o tamanho das letras que deseja, em pixels.

  3. No campo Fonte, digite o nome da fonte que você quer usar no seu logotipo (as fontes cujo nome vem por padrão na maior parte dos Logotipos há muito tempo não vêm instaladas por padrão em nenhum sistema. Se você deixar a fonte padrão é provável que o Logotipo seja renderizado com a fonte "Sans".

  4. Para escolher a cor de seu logotipo, basta clicar no botão de cor. Isso faz aparecer um diálogo de cor.

  5. Se você ficar olhando para o campo abaixo da barra de progresso, você pode assistir a execução do script - isso é muito rápido em computadores modernos (2013) - quando esses scripts foram criados, nos 1990, você podia ficar bastante tempo vendo um único passo do script ser executado.

Criar botões

Sob este título, você encontrará dois scripts que criam botões retangulares chanfrados, com ou sem cantos arredondados (Botão arredondado ou Botão chanfrado simples) . Eles têm uma dúzia de parâmetros aproximadamente, e a maior parte deles são semelhantes aos dos scripts logotipo. Você pode experimentar com diferentes configurações até conseguir um botão de que você goste.