8. O menu Cores

8.1. Introdução ao menu de Cores

Figura 16.126. Conteúdo do menu Cores

Conteúdo do menu “Cores”

Esta seção descreve o menu Cores, que contém comandos que afetam a cor da imagem.

[Nota] Nota

Besides the commands described here, you may also find other entries in the menu. They are not part of GIMP itself, but have been added by third-party plug-ins. You can find information about the functionality of a plug-in by referring to its documentation.

8.1.1. Funcionalidades Comuns de Cores

os filtros baseados na GEGL no menu Cores têm várias opções em comum. Algumas destas opções só são exibidas sob certas condições.

Predefinições

Predefinições lhe dão um jeito rápido de selecionar configurações previamente salvas para o filtro que você esteja usando. Se você salvou predefinições anteriormente, você pode selecioná-las na lista, ou então você pode salvar as configurações atuais pressionando o botão +.

The button opens the Preset menu which lets you Import Current Settings from File or Export Current Settings to File, and gives you access to Manage Saved Presets.

Tipo de Entrada
[Nota] Nota

A lista de opções de tipo de entrada só é visível quando uma seleção estiver ativa, e quando o filtro permitir escolher a entrada.

  • Usar a seleção como entrada Se esta opção for selecionada, o filtro usará somente pixels dentro da seleção como entrada.

  • Usar a camada inteira como entrada Se esta opção for selecionada, a entrada para o filtro será a camada inteira. A saída afetará somente a seleção. A camada fora da seleção permanecerá inalterada.

Corte
[Nota] Nota

A lista de opções de corte só é visível quando a camada atual possuir um canal alfa, nenhuma seleção estiver ativa, e a operação do filtro puder mudar o tamanho da camada.

Esta configuração determina o que fazer quando o resultado deste filtro for maior do que a camada original.

  • Ajustar A camada será automaticamente redimensionada conforme necessário quando o filtro for aplicado. Este é o padrão.

  • Cortar O resultado será cortado para os limites da camada.

Opções de Mistura

Quando você expandir esta opção ao clicar no +, você pode escolher o Modo de mistura a ser usado ao aplicar o filtro, e a Opacidade. Estes funcionam de forma similar às opções de mistura de camadas.

Pré-visualização e Visão dividida
  • Pré-visualização: esta opção é marcada por padrão e exibe as mudanças diretamente na tela de pintura.

  • Visão dividida: se esta opção for marcada, a janela da imagem será dividida em duas partes. No lado esquerdo, ela mostrará o efeito do filtro aplicado, e no lado direito mostrará a imagem sem filtro.

    [Nota] Nota

    Você pode clicar e arrastar a linha que divide a pré-visualização para movê-la, e Ctrl com clique para tornar a linha horizontal, ou alternar de volta para vertical.