14.9. Ruído sólido

14.9.1. Visão geral

Figura 17.343. Exemplo de ruído sólido com turbulência

Exemplo de ruído sólido com turbulência

Filtro Ruído sólido aplicado


Solid Noise is a great texture maker. Note that this noise is always gray, even if you applied it to a very colorful image (it doesn't matter what the original image looks like -- this filter completely overwrites any existing background in the layer it is applied to). This is also a good tool to create displacement maps for the Warp transform tool or for the Bump Map filter. With the "turbulence" setting active, the results look quite a bit like real clouds.

14.9.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersRenderNoiseSolid noise….

14.9.3. Opções

Figura 17.344. Opções de filtro Ruído sólido

Opções de filtro “Ruído sólido”

Presets, Input Type, Clipping, Blending Options, Preview, Split view
[Nota] Nota

These options are described in Seção 2, “Common Features”.

Tamanho X, Tamanho Y

Estas controlam o tamanho e proporção das formas de ruído nas direções X (horizontal) e Y (vertical) (intervalo de 0,1 a 16,0).

Detalhe

Controla a quantidade de detalhes na textura do ruído. Valores mais altos resultam em um nível maior de detalhes, e o ruído parece ser feito de spray ou pequenas partículas, o que o torna muito nítido e duro. Valores menores geram texturas mais suaves e nubladas.

Ladrilhável

Se você marcar esta opção, você terá uma textura de ruído que se encaixa lado a lado consigo mesmo, de forma imperceptível, como ladrilhos. Por exemplo, você pode usá-la como plano de fundo em uma página HTML, se estiver fazendo uma página em 1995, para o Geocities, e as bordas da mesma não serão percebidas nas emendas. A imagem resultante também pode ser salva como uma textura do GIMP.

Turbulento

Se você marcar esta opção, você vai ter efeitos muito interessantes, muitas vezes algo que se parece muito com o óleo sobre a água, ou nuvens de fumaça, ou tecido vivo, ou uma mancha de Rorschach.

Semente aleatória

Esta opção controla o comportamento do filtro. Se a mesma semente aleatória é usada na mesma situação, o filtro produz exatamente os mesmos resultados. Uma semente aleatória diferente produz resultados diferentes. Sementes aleatórias podem ser inseridas manualmente ou geradas aleatoriamente ao se pressionar Nova semente.