8.8. Sombras-Tons Claros

Este filtro permite o ajuste de sombras e tons claros na imagem separadamente. A implementação é bem próxima de sua contraparte no programa de fotografia Darktable Sombras e Tons Claros.

8.8.1. Ativando o comando

You can access this command from the main menu through ColorsShadows-Highlights….

8.8.2. Opções

Figura 16.136. Opções de Sombras-Tons Claros

Opções de Sombras-Tons Claros

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Três grupos de opções:

Sombras: opções para sombras:

  • Sombras: Este controle deslizante ajusta of efeito nas sombras; valores positivos clareiam sombras, enquanto valores negativos as escurecem.

  • Ajuste de cor das sombras: este controle deslizante ajusta a saturação de cor das sombras; valores altos causam ganhos de saturação em sombras clareadas; valores baixos dessaturam sombras claras. É normalmente seguro deixá-lo no seu padrão a 100%. Isto dá um ganho de saturação natural às sombras—similar ao que você também esperaria na natureza se sombras recebessem mais luz.

Tons Claros: opções para tons claros:

  • Tons claros: Este controle deslizante ajusta o efeito nos tons claros; valores negativos escurecem os tons claros, enquanto valores positivos os clareiam.

  • Ajuste de cor dos tons claros: Este controle deslizante ajusta a saturação de cor dos tons claros; valores altos causam ganhos de saturação em tons claros escurecidos; valores baixos os dessaturam. Geralmente, tons claros não contêm informação de cor suficiente para produzir cores convincentes quando escurecidos. Você pode precisar brincar um pouco com este parâmetro para encontrar o valor mais apropriado dependendo da sua imagem específica; mas esteja ciente de que, algumas vezes, os resultados ainda podem não ser totalmente satisfatórios.

Comum: opções comuns a sombras e tons claros:

  • Ajuste de ponto branco: Por padrão, o algoritmo deste módulo deixa o ponto preto e o ponto branco intocados. Em alguns casos, uma imagem pode conter variações de tons além do ponto branco, i.e. acima de um valor de luminância de 100. Uma alteração negativa no controle de ajuste do ponto branco permite trazer estes valores para dentro do intervalo apropriado para que detalhes mais aprofundados nos tons claros sejam visíveis.

  • Raio: Este controle deslizante ajusta o raio do filtro de desfoque envolvido. Valores mais altos produzem transições mais suaves entre sombras e tons claros, mas podem criar halos. Valores mais baixos reduzem o tamanho dos halos, mas podem levar a uma aparência artificial.

  • Comprimir: Este controle deslizante ajusta como o efeito se estende para os tons médios; valores altos reduzem o efeito para os extremos de sombras e tons claros; valores baixos causam ajustes intensos também aos tons médios. Você normalmente só precisa mexer neste parâmetro se quiser limitar os efeitos aos extremos de sombras e tons claros; aumente o valor neste caso. A 100%, este módulo não tem mais nenhum efeito visível, pois apenas preto e branco absolutos são afetados.

Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.