Este filtro usa um Envelope Espaço-Temporal tipo Retinex com Amostragem Estocástica (STRESS). Os algoritmos funcionam pelo recálculo de cada pixel usando envelopes para os limites superior e inferior locais na imagem. Os envelopes são obtidos por amostragem dos pixels vizinhos e podem ser interpretados como máximo e mínimo de referência local. Este método pode ser usado para esticamento de contraste local, correção automática de cor, renderização de imagem com alto intervalo dinâmico, mapeamento espacial de gama de cor, e conversão de cor para tons de cinza com bons resultados.
Based on Ø. Kolås, I. Farup, and A. Rizzi, “Spatio-temporal retinex-inspired envelope with stochastic sampling: A framework for spatial color algorithms”, Journal of Imaging Science and Technology, vol. 55, no. 4, pp. 1–10, 2011.
Nota | |
---|---|
Este filtro é lento em imagens grandes. Para encontrar as melhores configurações para sua imagem, você poderia fazer uma pequena seleção relevante primeiro e salvá-la como pré-configuração antes de usá-la para a imagem completa. |
“Pré-configurações” são uma funcionalidade comum para vários comandos de Cor. Você pode ler sobre em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.
Vizinhança a ser considerada. Para aprimoramento, os valores ideais são próximos ao maior lado da imagem (pode ser tanto a largura quanto a altura). Aumentar este valor torna o filtro mais lento.
Número de amostras a realizar por iteração buscando o intervalo de cores.
Número de iterações: um número maior de iterações gera uma renderização com menos ruído, mas torna o filtro mais lento.
Quando ativado, regiões de sombra também são melhoradas; quando desativado, um resultado mais natural é obtido.
Estas são funcionalidades comuns, descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.