6.24. Pastas

Figura 15.114. Preferências básicas de pastas

Preferências básicas de pastas

Esta página permite que você defina os locais para duas pastas importantes usadas pelo GIMP para arquivos temporários. As páginas abaixo permitem que você personalize a localização para pesquisa de recursos como pincéis, etc; veja Pastas de dados para uma descrição que se aplica a elas. Você pode alterar as pastas aqui editando as entradas, ou pressionando os botões à direita para abrir uma janela de seleção de arquivos.

Pastas

Temporary folder

Esta pasta é usada para arquivos temporários: arquivos criados para armazenamento temporário de dados de trabalho, e, em seguida, eliminados na mesma sessão GIMP. Ela não exige uma grande quantidade de espaço ou de alto desempenho. Por padrão, uma sub-pasta chamada tmp na sua pasta pessoal do GIMP é usada, mas se esse disco é muito pequeno para o espaço, ou tem problemas sérios de desempenho, você pode alterá-lo para uma pasta diferente. A pasta deve existir e poder ser escrita por você, ou coisas ruins vão acontecer.

Pasta de troca

Esta é a pasta usada como um banco de memória quando o tamanho total das imagens e dados abertos no GIMP excede a memória RAM disponível. Se você trabalhar com imagens muito grandes, ou imagens com muitas camadas, ou tiver muitas imagens abertas ao mesmo tempo, o GIMP pode potencialmente requerer centenas de megabytes de espaço de troca. Então, espaço em disco disponível e desempenho são definitivamente coisas para se pensar para esta pasta. Por padrão, ela é definida como a sua pasta pessoal do GIMP pessoal, mas se você tiver um outro disco com mais espaço livre, ou desempenho substancialmente melhor, você pode ter um benefício significativo movendo sua pasta de troca lá. A pasta deve existir e poder ser escrita por você.