6.23. Controladores de entrada

Figura 15.110. Preferências dos controladores de entrada

Preferências dos controladores de entrada

This dialog has two lists of additional input controllers: Available Controllers on the left, Active Controllers on the right. It is used to enable or disable an input device and configure it.

Um clique em um item irá destacá-lo e você pode mover o controlador de uma lista para a outra, clicando na respectiva tecla de seta. Quando você tenta mover um controlador a partir da lista de controladores ativos para os controladores disponíveis, aparece uma janela e você terá a opção de remover o controlador ou simplesmente desativá-lo.

Quando você clicar duas vezes em um controlador (tipicamente ativo) ou, alternativamente, clicar no botão Editar na parte inferior da lista, você pode configurar este controlador em uma janela de diálogo:

Roda do mouse principal

Figura 15.111. Roda do mouse principal

Roda do mouse principal


Geral
Imprimir eventos deste controlador

Esta opção deve ser marcada se você quiser uma impressão na saída padrão dos eventos gerados pelos controladores habilitados. Se você quiser ver os eventos você deve iniciar GIMP a partir de um terminal ou fazendo-o imprimir a saída padrão para um arquivo pelo redirecionamento shell. O principal uso desta opção é para depuração.

Ativar este controlador

This option must be checked if you want to add a new action to the mouse wheel.

Eventos da roda do mouse

Nesta janela com barras de rolagem você tem: à esquerda, os eventos que podem ser relacionados à roda do mouse, com e sem teclas modificadoras associadas; à direita, a ação atribuída ao evento quando isso acontecer. Você também tem dois botões, um para Editar o evento selecionado, o outro para Limpar a ação do evento selecionado.

Algumas ações já estão atribuídas a eventos. São exemplos que vem pré-configurados, e você pode aproveitar para entender alguns atalhos que talvez não tenha usado até agora, ou associar as suas próprias ações.

Selecionar ação atribuída ao evento

Depois de selecionar um evento, se você clicar no botão Editar, você abre o seguinte diálogo:

Figura 15.112. Selecionar a ação do controlador de eventos

Selecionar a ação do controlador de eventos

Se já existir uma ação para este evento, a janela será aberta com esta ação selecionada. Caso contrário, a janela exibirá as seções em que as ações estão classificadas.

Teclado principal

Você pode usar essa caixa de diálogo, da mesma forma que a da roda do mouse. Eventos estão relacionados com as setas do teclado, combinada ou não com teclas modificadoras.

Figura 15.113. Teclado principal

Teclado principal

[Nota] Nota

You will find an example of these notions in Creating a variable size brush.