3.15. Desfocar/Deixar nítido

A ferramenta de desfocar/deixar nítido usa o pincel ativo para desfocar ou deixar sua imagem nítida em locais específicos. Desfocar com essa ferramenta pode ser muito útil caso algum elemento da sua imagem se destaque demais, e você desejar suavizá-lo. Se você deseja desfocar uma camada inteira, ou uma grande parte dela, então pode ser melhor usar um dos Filtros de desfocagem. A direção da pincelada não possui efeito: se você deseja ter uma desfocagem direcional, use a ferramenta de borrar.

In Sharpen mode, the tool works by increasing the contrast where the brush is applied. A little bit of this may be useful, but over-application will produce noise. Some of the Enhancement Filters, particularly the Unsharp Mask, do a much cleaner job of sharpening areas of a layer.

[Dica] Dica

Você pode criar um pincel de nitidez mais sofisticado usando a ferramenta de clonagem. Para fazer isso, comece por duplicar a camada na qual você deseja trabalhar, e aplique um filtro de realce, como a máscara de desaguçar, na cópia. Então ative a ferramenta de clonagem, e marque em Origem nas Opções da Ferramenta a opção Imagem e a opção Alinhamento em Registrado. Coloque a opacidade em um valor modesto, como 10. Então Ctrl-clique na cópia para torná-la a imagem de origem. Se agora você pintar a camada original, então você irá misturar ambas, onde o pincel é aplicado, a versão nítida com a versão desfocada.

Tanto desfocar como tornar nítido trabalham para: mover o pincel repetidas vezes sobre uma área irá aumentar o efeito em cada passada adicional. O controle de taxa permite determinar o quão rápido as modificações serão acumuladas. O controle de opacidade, entretanto, pode ser usado para limitar a quantidade de desfocagem que pode ser produzida por uma única pincelada, independentemente de quantas passadas você fizer com ela.

3.15.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • From the main menu: ToolsPaint toolsBlur/Sharpen.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

  • By pressing the Shift+U keyboard shortcut.

3.15.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Veja Características em comum das Ferramentas de Pintura para uma descrição das teclas modificadoras que possuem o mesmo efeito em todas as ferramentas de pintura.

Ctrl

Pressionar a tecla Ctrl alterna entre os modos de desfocar e de tornar nítido: inverte a configuração mostrada nas opções da ferramenta.

3.15.3. Opções

Figura 14.82. Opções da ferramenta para a ferramenta de desfocar/tornar nítido

Opções da ferramenta para a ferramenta de desfocar/tornar nítido

Normally, tool options are displayed in a window attached under the Toolbox as soon as you activate a tool. If they are not, you can access them from the main menu through WindowsDockable WindowsTool Options which opens the option window of the selected tool.

Mode; Opacity; Brush; Size; Aspect Ratio; Angle; Spacing; Hardness; Dynamics; Dynamics Options; Force; Apply Jitter; Smooth Stroke; Lock brush to view

Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.

Hard edge: this option gives a hard contour to the blurred/sharpened area.

Tipo de convolução

O modo desfocar faz com que cada pixel afetado pelo pincel seja combinado com os pixels vizinhos, com isso aumentando a similaridade dos pixels dentro da área pincelada. O modo Tornar nítido faz com que cada pixel seja mais diferente dos seus vizinhos do que era anteriormente: isso aumenta o contraste dentro da área pincelada. Muita nitidez causa um aspecto feio de floculação. Independente da configuração que você escolher aqui, você pode revertê-la a qualquer momento pressionando a tecla Ctrl.

Convolução se refere ao método matemático que usa matrizes.

Taxa

O seletor de Taxa seleciona a dureza do efeito de desfocar/tornar nítido.