8.10. Níveis

A ferramenta Níveis providencia funcionalidades similares ao diálogo Histograma, mas também pode mudar o intervalo de intensidade da camada ou seleção ativa em cada canal. Esta ferramenta é usada para tornar uma imagem mais clara ou escura, mudar o contraste ou corrigir uma tonalidade predominante.

8.10.1. Ativando a ferramenta

Há diferentes formas de ativar a ferramenta:

8.10.2. Opções

Figura 16.138. Opções da ferramenta Níveis

Opções da ferramenta Níveis

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Canal

Você pode escolher o canal específico a ser modificado pela ferramenta:

  • Valor modifica o valor de todos os canais RGB na imagem: a imagem se torna mais escura ou mais clara.

  • Vermelho, Verde e Azul operam em um canal de cor particular: a imagem recebe mais ou menos cor. Lembre-se de que adicionar ou remover uma cor resulta em remover ou adicionar a cor complementar.

  • Alfa funciona em camadas ou seleções semitransparentes: aqui, escuro significa mais transparência, e branco é totalmente opaco. Sua imagem deve possuir um Canal Alfa, se não esta opção é desabilitada.

  • Redefinir canal recupera a configuração original para o canal selecionado.

Quatro botões à direita do Redefinir canal

Usando os dois botões à esquerda, você pode alternar entre os modos linear e perceptivo (não-linear).

Os dois botões mais à direita lhe permitem alternar entre exibir o histograma em modo Linear e Logarítmico.

Níveis da Entrada

A área principal é uma representação gráfica do conteúdo (o Histograma) de tons escuros (Sombras), médios e claros(Destaques) da camada ou seleção ativa. Eles estão na abscissa do nível 0 (preto) ao 255 (branco). O número de pixels para um nível está no eixo das ordenadas. A superfície da curva representa todos os pixels da imagem para o canal selecionado. Uma imagem bem balanceada é uma imagem com níveis (tons) distribuídos por todo o intervalo. Uma imagem com uma cor predominante azul, por exemplo, produzirá um histograma deslocado para a esquerda nos canais Verde e Vermelho, representado pela falta de verde e vermelho nos tons claros.

Intervalos de níveis podem ser modificados de três formas:

  • Três triângulos como controles deslizantes: um preto para tons escuros (Sombras), um cinza para tons médios (Gama), um branco para tons claros (Destaques).

    O controle deslizante preto determina o ponto preto: todos os pixels com esse valor ou menos serão pretos (sem cor com um canal de cor selecionado/transparente com o canal Alfa selecionado).

    O controle deslizante branco determina o ponto branco: todos os pixels com este valor ou mais serão brancos (totalmente coloridos com um canal de cor selecionado/totalmente opacos com o canal Alfa selecionado).

    O controle deslizante cinza determina o ponto médio. Indo para a esquerda, rumo ao preto, torna a imagem mais clara (mais colorida/mais opaca). Indo para a direita, rumo ao branco, torna a imagem mais escura (menos colorida/mais transparente).

  • Two eye-droppers: when you click them, the mouse pointer becomes an eye-dropper. Then clicking on the image determines the black or the white point according to the chosen eye-dropper. Use the left, dark one to determine the black-point; use the right, white one to determine the white point.

  • Três caixas de texto numéricas para informar diretamente os valores.

Níveis de Entrada são usados para clarear destaques (tons claros), escurecer sombras (tons escuros), alterar o balanço de tons claros e escuros. Mova os controles deslizantes para a esquerda para aumentar luminosidade (aumenta a cor escolhida/aumenta opacidade). Mova os controles deslizantes para a direita para reduzir a luminosidade (reduz a cor escolhida/reduz opacidade).

Exemplos para Níveis de Entrada

A imagem original é uma imagem em tons de cinza com três faixas: Sombras (64), Tons Médios (127) e Destaques (192). O histograma mostra três picos, um para cada um dos três tons.

Imagem original

  1. O canal Valor está selecionado. O controle deslizante preto (Sombras) foi movido para o pico de Sombras. O valor 64 se tornou 0 e a faixa de Sombras se tornou preta (0). O controle do Gama (tons médios) é automaticamente movido para o meio do intervalo de tons. Os tons médios foram escurecidos para 84 e os Destaques para 171.

    Controle deslizante preto foi movido

    Imagem resultante

  2. O controle deslizante branco (destaques) foi movido para o pico de Destaques. O valor 192 se tornou 255 e a faixa de destaques se tornou branca. O controle do Gama (tons médios) é automaticamente movido para o meio do intervalo de tons. Tons médios foram clareados para 169 e Sombras para 84.

    Controle deslizante branco foi movido

    Imagem resultante

Níveis de Saída

Níveis de saída permitem a seleção manual de um intervalo de níveis restrito para a saída. Há também caixas de texto numéricas com setas localizadas aqui que podem ser usadas para interativamente alterar os Níveis de Saída.

Níveis de saída forçam o intervalo de tons a se encaixar nos novos limites que você definiu.

  • Trabalhando com Valor: valores são comprimidos e se parecem mais; assim, o contraste é reduzido. Sombras ficam mais claras: novos detalhes podem aparecer mas o contraste é menor; um comprometimento é necessário. Tons claros ficam mais escuros.

  • Trabalhando com canais de cor: se você usar o canal verde, por exemplo, e definir os níveis de saída entre 100 e 140, todos os pixels com algum verde, mesmo um valor baixo, terão seu valor de canal verde alterado entre 100 e 140.

  • Trabalhando com canal Alfa: todos os valores Alfa são deslocados para o intervalo que você delimitou.

Exemplo para Níveis de Saída

  1. A imagem original é um gradiente RGB de preto (0;0;0) para branco (255;255;255). Níveis de Saída não tem histograma; aqui, usamos JanelasDiálogos EncaixáveisHistograma.

    Imagem original (um gradiente)

  2. Canal Valor selecionado. O controle deslizante preto foi movido para 63 e o controle branco para 189. O histograma mostra a compressão dos pixels. Nenhum pixel é menor do que 63, nem maior do que 189. Na imagem, Sombras são mais claras e Destaques são mais escuros: contraste é reduzido.

    Controle deslizante preto foi movido

Todos Os Canais

Automático: Realiza uma configuração automática dos níveis.

Three eyedroppers , , . . Estes três botões respectivamente representam conta-gotas branco, cinza e preto. Quando você clica em um desses botões, o ponteiro do mouse recebe o formato do conta-gotas que ele representa. Então, ao clicar na imagem, o pixel clicado determina o ponto branco, o ponto preto ou o ponto médio de acordo com o conta-gotas escolhido. Funciona para todos os canais, mesmo se um canal particular for selecionado.

Figura 16.139. Exemplo para os conta-gotas de Níveis

Exemplo para os conta-gotas de Níveis

Acima está o gradiente original de preto para branco. Abaixo está o resultado após clicar com o conta-gotas branco: todos os pixels com um valor maior do que o do pixel clicado se tornaram brancos.


Edite estas configurações como Curvas

Para facilitar seu trabalho, este botão lhe permite usar a ferramenta Curvas com as mesmas configurações.

Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

8.10.3. Diálogo de Opções de Ferramenta

Figura 16.140. Opções da ferramenta Níveis

Opções da ferramenta “Níveis”


Embora esta ferramenta não esteja presente por padrão na Caixa de Ferramentas (favor consultar Seção 6.13, “Caixa de ferramentas” caso queira adicioná-la), ainda assim ela tem um diálogo de Opção de Ferramentas abaixo da Caixa de Ferramentas.

Amostra da Média

Este controle deslizante define o raio da área de captura de cores para obter o valor de cor médio de pixels adjacentes. Esta área aparece como um quadrado mais ou menos aumentado quando você mantém o clique em um pixel.

8.10.4. Pŕatica real

Figura 16.141. Uma imagem muito subexposta

Uma imagem muito subexposta

Imagem original

Uma imagem muito subexposta

O histograma exibe uma predominância de sombras e tons claros ausentes.


Figura 16.142. Definindo o ponto branco

Definindo o ponto branco

O controle deslizante branco foi movido para o início do bem-definido Destaque (tons claros). A imagem é clareada.

Definindo o ponto branco

O histograma resultante (abaixo) mostra Tons Claros agora, mas as sombras ainda predominam.


Figura 16.143. Definindo o balanço entre Sombras e Destaques

Definindo o balanço entre Sombras e Destaques

O controle deslizante do meio foi movido para a esquerda. Isto resulta na redução da proporção de sombras e aumento da proporção de tons claros.

Definindo o balanço entre Sombras e Destaques

O histograma resultante (abaixo) confirma a redução de Sombras.