Vamos continuar nosso treinamento e acrescentar alguma funcionalidade ao nosso script.
Na seção anterior, nós criamos uma função vazia e a registramos no GIMP. Nesta lição, nós vamos prover funcionalidades ao nosso script — nós queremos criar uma nova imagem, adicionar o texto do usuário à mesma, e mudar o tamanho da imagem para que fique exatamente do tamanho do texto.
Once you know how to set variables, define functions and access list members, the rest is all downhill — all you need to do is familiarize yourself with the functions available in GIMP's procedural database and call those functions directly. Open the Seção 12.9, “O navegador de procedimentos”.
Vamos começar criando uma nova imagem. vamos criar uma nova variável com o nome theImage
, e atribuir a ela o resultado de chamar a função do GIMP gimp-image-new
.
As you can see from the DB Browser, the function
gimp-image-new
takes three parameters — the
image's width, height and the type of image. Because we'll
later resize the image to fit the text, we'll make a 10×10 pixels
RGB
image. We'll store the image's width and sizes in some
variables, too, as we'll refer to and manipulate them later in
the script.
(define (script-fu-text-box inText inFont inFontSize inTextColor) (let* ( ; definir nossas variáeis locais (theImageWidth 10) (theImageHeight 10) ; criar uma nova imagem: (theImage (car (gimp-image-new theImageWidth theImageHeight RGB ) ) ) (theText) ;uma declaração para o textot ;que vamos criar depois
Nota: nós usamos o valor RGB
para especificar que a imagem é uma imagem RGB . Nós também poderíamos ter usado o valor 0
, mas RGB é mais descritivo quando nós (e outras pessoas, quando publicarmos o script na internet), formos olhar o código de volta.
Você também deve notar que nós pegamos a cabeça do resultado da chamada a função de criar imagem (usando “car”) Isso pode parecer estranho, por que a base de dados de procedimento (PDB) nos diz que ela retorna apenas um valor — o ID da imagem recém criada. No entanto, todas as funções da PDB do GIMP retornam uma lista para o Script-fu, mesmo que só haja um valor a lista. Então precisamos tomar o primeiro elemento da lista, a cabeça, com uma chamada a car.
Agora que temos uma imagem, precisamos adicionar uma camada à mesma. Nós podemos chamar a função gimp-layer-new
para criar a nova camada, passando a referência (ID) da imagem que acabamos de criar. (Daqui por diante, em vez de listar a função toda, mostraremos só as linhas que estamos adicionando à mesma. Você pode ver o script completo aqui).
;create a new layer for the image: (theLayer (car (gimp-layer-new theImage theImageWidth theImageHeight RGB-IMAGE "layer 1" 100 LAYER-MODE-NORMAL ) ) ) ) ;end of our local variables
Uma vez que tenhamos uma nova camada, precisamos adiciona-la a imagem:
(gimp-image-insert-layer theImage theLayer 0 0)
Agora, só por diversão, vamos verificar o resultado de nosso trabalho até esse ponto, e adicionar esta linha para exibir a nova imagem, ainda vazia:
(gimp-display-new theImage)
Save your work, restart GIMP, run the script and a new image should pop up. It will probably contain garbage (random colors), because we haven't erased it. We'll get to that in a second.
Vá em frente, e remova a linha para exibir a imagem (ou comente-a colocando um (;
) no começo da linha)
Antes de adicionar texto a imagem, precisamos configurar a cor de frente e a cor de fundo, de forma que o texto apareça na cor que o usuário especificou. Vamos usar as funções gimp-context-set-back/foreground:
(gimp-context-set-background '(255 255 255) ) (gimp-context-set-foreground inTextColor)
Com as cores selecionadas, vamos limpar o lixo que existe na imagem preenchendo nossa camada com a cor de fundo:
(gimp-drawable-fill theLayer BACKGROUND-FILL)
Com a imagem limpa, podemos começar a adicionar algum texto
(set! theText (car (gimp-text-fontname theImage theLayer 0 0 inText 0 TRUE inFontSize PIXELS inFont) ) )
Embora seja uma chamada de função longa, com muitos parâmetros, não há nenhuma surpresa se você olhar os parâmetros e compara-los com os que estão listados na entrada para essa função no navegador de procedimentos. Basicamente, estamos criando uma nova camada de texto, e atribuindo a mesma à variável theText
.
Agora que temos o texto, podemos saber sua largura e sua altura, e redimensionar a imagem e sua camada para o tamanho do texto:
(set! theImageWidth (car (gimp-drawable-width theText) ) ) (set! theImageHeight (car (gimp-drawable-height theText) ) ) (gimp-image-resize theImage theImageWidth theImageHeight 0 0) (gimp-layer-resize theLayer theImageWidth theImageHeight 0 0)
Se você é como eu, provavelmente está se perguntando o que é um desenhável (drawable) e como é diferente de uma camada (layer). A diferença entre os dois é que um desenhável é qualquer coisa em que se pode desenhar, incluindo camadas, mas isso também inclui canais, máscaras de camada, a seleção, etc...; Uma camada é uma versão mais específica de um desenhável. Na maioria dos casos a distinção não é importante.
Com a imagem pronta para ser exibida, podemos acrescentar de volta nossa linha que diz pra imagem ser exibida em uma janela:
(gimp-display-new theImage)
Save your work, restart GIMP and give your first script a run!
Se você tentar fechar sua imagem criada sem salvar o arquivo antes, o GIMP vai perguntar se você quer salvar seu arquivo antes de fechar a imagem. Ele faz isso por que a imagem está marcada como “suja”, ou seja — ela sofreu modificações desde a última vez que foi salva.
Para fazer isso, nós limpamos o marcador de sujeira (dirty flag), depois de mostrar a imagem na tela:
(gimp-image-clean-all theImage)
Isso colocará o contador de sujeira em 0, fazendo a imagem parecer estar “limpa”.
Adicionar ou não essa linha é uma questão de gosto pessoal. Eu a uso em scripts que produzem novas imagens, quando os resultados são triviais, como neste caso. Se o seu script for muito complicado, ou se trabalha modificando uma imagem já existente, é melhor não usar essa função.