6.6. Efeitos de iluminação

6.6.1. Visão geral

Figura 17.116. A mesma imagem, antes e depois da aplicação do filtro de Iluminação

A mesma imagem, antes e depois da aplicação do filtro de Iluminação

A imagem original

A mesma imagem, antes e depois da aplicação do filtro de Iluminação

Filtro Efeitos de iluminação aplicado


É um filtro muito poderoso, que simula uma iluminação realista, como se sua imagem fosse impressa em papel (ou pintada numa parede) e luz de várias fontes batessem sobre ela - e então fosse fotografada de novo. Você tem até opções para simular texturas diferentes do material em que a imagem estaria impressa.

6.6.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersLight and ShadowLighting Effects….

6.6.3. Opções

Figura 17.117. Opções do filtro Efeitos de iluminação

Opções do filtro “Efeitos de iluminação”

Pré-visualização

Quando a opção Interativa estiver marcada, os resultados de parametrização são exibidos em tempo real na pré-visualização, sem modificar a imagem até que você clique no botão de OK.

Se Interativa não estiver marcado, as alterações são exibidas na visualização somente quando você clicar no botão de Atualizar. Esta opção é útil em um computador lento.

As demais opções são organizadas em guias:

6.6.3.1. Opções Gerais

Figura 17.118. Opções para o filtro Iluminação (Opções Gerais)

Opções para o filtro “Iluminação” (Opções Gerais)

Fundo transparente

Torna a imagem a de destino transparente quando a altura do mapa de relevo é zero (a altura é zero em áreas pretas da imagem usada para mapa de relevo).

Criar uma nova imagem

Cria uma nova imagem ao aplicar o filtro.

Pré-visualização de alta qualidade

For quicker CPUs.

Distância

É possível definir a distância entre as fontes de luz e o centro da imagem com esse controle. A faixa de valores varia entre 0,0 e 2,0.

6.6.3.2. Configurações de Luz

Figura 17.119. Opções para o filtro Iluminação (Luz)

Opções para o filtro “Iluminação” (Luz)

In this tab, you can set light parameters. With Light 1 to Light 6 you can create six light sources and work on each of them separately.

Tipo

O filtro oferece vários tipos de luz em uma lista flutuante:

Puntiforme

Exibe um ponto azul no centro da pré-visualização. Você pode clicar e arrastar para mover a luz para qualquer ponto da pré-visualização.

Direcional

O ponto azul está ligado ao centro da pré-visualização por uma linha que indica a direção da luz.

Nenhum

This deletes the light source (light may persist).

Cor

Quando você clicar no botão de cor, abre-se um diálogo onde você pode selecionar a cor fonte de luz.

Intensidade

Com esta opção, você pode definir a intensidade da luz.

Posição

Determina a posição do ponto de luz de acordo com três coordenadas: coordenada X para a posição horizontal, Y para a posição vertical, Z para a distância da fonte (a luz escurece quando a distância aumenta). Os valores são de -1 a +1. Note que posicionar a fonte de luz diretamente com o mouse na pré-visualização é equivalente a mudar as coordenadas X e Y aqui.

Direção

Esta opção pode permitir que você altere a direção da fonte de luz direcional, alterando as três coordenadas X, Y e Z.

Isolar

Com esta opção, você pode decidir se todas as fontes de luz devem aparecer na pré-visualização, ou somente a fonte que você está trabalhando.

Iluminação predefinida

Você pode salvar suas configurações para as fontes de luz com o botão Salvar e obte-las de volta mais tarde com o botão Abrir.

6.6.3.3. Propriedades do material

Figura 17.120. Opções para o filtro Iluminação (Material)

Opções para o filtro “Iluminação” (Material)

Como o filtro imita o efeito de luz incidindo sobre a sua imagem como se ela estivesse pintada numa superfície, essas opções especificam como essa superfície reflete a luz que chega até ela.

As pequenas esferas, em ambas as extremidades das caixas de entrada, representam a ação de cada opção, a partir do seu mínimo (à esquerda) até o seu máximo (à direita). O texto da dica de ajuda flutuante pode ser mais útil que esses ícones.

Ambiente

Com essa opção, você pode definir a quantidade de cor original a ser exibida onde não bate nenhuma luz direta das definidas nesse filtro. Se colocar 1,00 aqui e zerar as outras caixas, a aplicação do filtro não vai alterar nada na imagem,

Brilho

Com esta opção, você pode definir a intensidade da cor original quando atingida diretamente por uma fonte de luz.

Refletividade

Esta opção controla quanto intenso será o brilho de reflexo direto da luz.

Polimento

Nesta opção, valores mais altos tornam o reflexo direto da luz mais focalizado,e portanto, menor (como se a superfície fosse mais polida)

Metálico

Quando esta opção estiver marcada, superfícies ganham uma aparência metálica.

6.6.3.4. Mapa de saliências (relevo)

Figura 17.121. Opções para o filtro Iluminação (Mapa de saliências)

Opções para o filtro “Iluminação” (Mapa de saliências)

Nessa guia, você pode definir as opções do filtro que definem o relevo da imagem (como se a superficie sobre a qual ela estivesse impressa tivesse uma textura). Veja Mapeamento de relevo .

Habilitar mapa de relevo

Com esta opção, as partes claras da imagem usada como mapa parecerão levantadas e partes escuras parecerão afundadas. O aspecto depende da posição da fonte de luz.

Imagem do mapa de relevo

You have to select there the grayscale image that will act as a bump map. See Bump Map plug-in for additional explanations.

Curva

Esta opção define o método que vai ser utilizado na aplicação do mapa de relevo, isto é, a altura das saliências serão em função da curva especificada. Quatro tipos de curva estão disponíveis: linear, logarítmica, senoidal e esférica.

Altura máxima

Esta é a altura máxima das saliências

6.6.3.5. Mapa de ambiente

Figura 17.122. Opções para o filtro Iluminação (Mapa de ambiente)

Opções para o filtro “Iluminação” (Mapa de ambiente)

Habilitar mapeamento de ambiente

Esta opção faz com que sua imagem reflita o mapa de ambiente, como se estivesse dentro de uma esfera revestida por dentro com o mapa de ambiente - dai o reflexo do mapa de ambiente aparece na sua imagem. Por exemplo: uma imagem de um céu com nuvens vai fazer as nuvens aparecerem como um reflexo na imagem final, após a aplicação do filtro. Embora esse filtro do GIMP tenha opções bastante realistas de iluminação 3D, se você desejar realmente usar um mapa de ambiente, é melhor trabalhar sua imagem num programa de modelagem 3D.Quando você marcar essa caixa, a opção a seguir será ativada:

Imagem de ambiente

Você tem que selecionar aqui uma imagem RGB, aberta no GIMP. Note que para que esta opção funcione, você deverá carregar outra imagem no GIMP antes de usar o filtro.

Um exemplo pode ser encontrado em [BUDIG01].