11.11. Aspecto de tecido

11.11.1. Visão-geral

Figura 17.216. Exemplo de aspecto de tecido

Exemplo de aspecto de tecido

Filtro aspecto de tecido aplicado (na seleção)


O comando aspecto de tecido é um script que adiciona uma textura com aspecto de tecido à região selecionada ou canal alfa.

If the image is in indexed colors, this menu entry is disabled.

Este efeito é conseguido através dos seguintes passos:

  1. Create an image in the same size as the original image, or selection or region in alpha if it is given, then add a layer to this image filled with white and noisified strongly.

  2. Uma camada é reproduzida a partir da camada recentemente adicionada e o modo da camada superior é definido como multiplicar.

  3. Apply Gaussian blur in different directions, horizontally on the lower layer by the given parameter Blur X as the radius, and vertically on the upper layer with Blur Y.

  4. Merge these two layers into an image and make its contrast expanded as possibly, then slightly noisify again on this working image.

  5. Finally do bump map on the original image by the working image with parameters Azimuth, Elevation, and Depth.

11.11.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersArtisticClothify….

11.11.3. Opções

Figura 17.217. Opções do filtro aspecto de tecido

Opções do filtro “aspecto de tecido”

Azimuth, Elevation, and Depth come from Bump Map filter.

Desfoc. X, Desfoc. Y

Esses parâmetros alargam as fibras da textura, horizontalmente pelo fator de desfoque X, e verticalmente pelo fator de desfoque y. A variação de valores é entre 3 e 100.

Azimute

O controlador de azimute controla a orientação da origem da luz de acordo com o ponto do compasso. Tanto o valor mínimo (0,00) e máximo (360,00) são a direção de 3 horas em ponto em um relógio analógico. Aumentar o valor gira em sentido anti-horário.

Elevação

O controlador de elevação controla a altura da origem da luz. Para o valor mínimo (0,50) a luz parte do horizonte, e para o valor máximo (90,0) a luz parte do zênite.

Profundidade

O controlador de profundidade controla a distância entre a altura do relevo e a profundidade das depressões. Aumentar o valor causa rasgos mais ásperos. Os valores variam de 1 a 65.