2. Filtros de desfocar

2.1. Introdução

Figura 17.2. Original da Imagem da demonstração

Original da Imagem da demonstração

Essa é uma coleção de filtros que desfocam imagens, ou partes delas, de diversas formas. Se existe uma seleção, apenas as partes selecionadas da imagem serão desfocadas. Pode acontecer, entretanto que algumas cores que estejam fora da área desfocada apareçam na área desfocada. Para ajudar você a escolher o tipo que você precisa, nós iremos ilustrar o que cada um faz quando aplicado a essa imagem à direita. Esses são, claro, apenas exemplos: a maioria dos filtros possui parâmetros de configuração que permitem variar a magnitude ou o tipo de desfoque.

Figura 17.3. Desfocagem gaussiana (raio 10)

Desfocagem gaussiana (raio 10)

O mais útil desses é a desfocagem gaussiana. (Não deixe a palavra "Gaussiana" assustar você: este filtro produz um desfoque de imagem da forma mais básica). Ela possui uma aplicação eficiente que o permite criar um grande desfoque em um tempo relativamente curto.

Figura 17.4. Desfocagem simples

Desfocagem simples

Se você quer apenas desfocar a imagem um pouco — para suaviza-la, por assim dizer — você pode usar filtro "Desfocar" simples. Esse filtro age automaticamente, sem criar uma janela de diálogo. O efeito é tão sútil a ponto de poder passar até despercebido, mas você pode obter um efeito mais forte repetindo o filtro. No GIMP 2.0 o filtro mostra uma janela de diálogo que permite definir um "número de repetição". Se você deseja um efeito de desfocagem mais forte, este filtro é muito lento para ser uma boa opção: use a desfocagem gaussiana no lugar dele.

Figura 17.5. Desfocagem gaussiana seletiva

Desfocagem gaussiana seletiva

O filtro de desfocagem gaussiana seletiva permite definir um limite para que apenas pixels que são similares entre si sejam desfocados juntos. Isso é muito útil como uma ferramenta para reduzir ruído em fotos sem desfocar as bordas. (Neste exemplo, perceba que o ruído do fundo foi reduzido.) A implementação é muito mais lenta que o desfocagem gaussiana, portanto, você não deve usa-lo a menos que você realmente precise dessa seletividade.

Figura 17.6. Pixelizar

Pixelizar

O filtro pixelizar produz o famoso efeito Abraham Lincoln ao converter a imagem em um conjunto de grandes pixels quadrados. (O filtro Pintura a óleo, no grupo de filtros artísticos, tem um efeito similar, mas com borrões irregulares ao invés de quadrados perfeitos imitando pixels).

[Nota] Nota

Você pode encontrar uma ótima explicação sobre o efeito Abraham Lincoln em [BACH04]. Você verá a pintura Gala Contemplando o Mar Mediterrâneo de Salvador Dali se transformar em um retrato de Abraham Lincoln quando visto de longe.

Figura 17.7. Borrão de movimento

Borrão de movimento

O filtro de borrão de movimento desfoca a imagem em uma direção específica em cada ponto, o que permite criar uma impressão de movimento: linear, radial ou rotacional.

Finalmente, o filtro desfocagem encaixável é a mesma coisa que o desfocagem gaussiana, exceto que ele mistura as cores nas bordas da imagem com o lado oposto da imagem para ajudar a reduzir os efeitos da borda ao criar uma textura ao combinar múltiplas cópias da imagem lado-a-lado.

[Nota] Nota

O desfocagem encaixável na verdade é reproduzido por um script de Script-Fu que invoca o plug-in de desfocagem gaussiana.