4. Diálogos relacionados a gerenciamento de imagens

4.1. Diálogo de buffers

Figura 15.63. O diálogo de buffers, como uma lista

O diálogo de buffers, como uma lista

Buffers são repositórios temporários de dados de imagem, criados quando você copia parte de um desenhável (uma camada, uma máscara, etc...) Você pode salvar um documento num buffer de três formas: EditarBufferCopiar com nome, Cortar com nome e Copiar como é visto com nome. Aparecerá um diálogo pedindo a você um nome para dar ao buffer em que os dados serão guardados. Não há limites fixos para o número de buffers que você pode criar, mas claro que cada um consome um tanto de memória.

O diálogo de Buffers exibe o conteúdo de todos os buffers existentes, e permite que você trabalhe com eles de várias formas. Ele também mostra, no topo, o conteúdo do Buffer global (o que é usado para simplesmente copiar e colar), mas você não pode fazer nada com ele: só pode ver a miniatura de seus coteúdos.

[Cuidado] Cuidado

Buffers com nome não são salvos entre sessões do GIMP. A única forma de salvá-los é colá-los em imagens.

4.1.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Buffers é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeBuffers.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaBuffers.

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de Buffersaberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasBuffers.

4.1.2. Usando o diálogo de buffers

Figura 15.64. O menu de buffers

O menu de buffers

Clique em um buffer na área principal do diálogo para torná-lo o buffer ativo, isto é, o que será usado para comandos de Colar realizados a partir do menu de contexto, ou dos botões na parte de baixo do diálogo. Um click duplo em um buffer faz com que seu conteúdo seja colado na imagem ativa como uma seleção flutuante; Esta é uma forma rápida de executar o comando Colar buffer

Na parte de baixo do diálogo há quatro botões. As ações dos mesmos também podem ser acessadas através do menu de Buffers, que você pode acessar pressionando o botão direito do mouse no diálogo.

Figura 15.65. O diálogo de Buffers (visão em grade)

O diálogo de Buffers (visão em grade)

No menu de Guia para o diálogo de Buffers, você pode escolher entre Ver como gradee Ver como lista. No modode grade, as miniaturas dos buffers aparecem em um arranjo regularde ícones. Apenas o nome do buffer selecionado é exibido. No modo de Lista, eles são alinhados um abaixo do outro,e o nome e tamanho em pixels de cada buffer são exibidos.

[Dica] Dica

Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade.

Você pode alterar o tamanho das pré-visualizações dos buffers, usando o submenu Tamanho da pré-visualização no menu de guia do diálogo.

4.1.2.1. Botões na parte de baixo

Na parte de baixo deste diálogo, você vai encontrar alguns botões:

Colar buffer

Este comando cola o conteúdo do buffer selecionado na imagem ativa, como uma seleção flutuante. A única diferença entre esse comando e o Colar normal é que ele usa o buffer selecionado em vez do buffer global da área de transferência.

Colar buffer em

Este comando cola o conteúdo do buffer atual dentro da seleção da imagem ativa. A única diferença entre esse comando e o Colar em normal é que ele usa o buffer selecionado em vez do buffer global da área de transferência.

Colar buffer como nova

Este comando cria uma nova imagem, de uma única camada, com o conteúdo do buffer selecionado. A única diferença entre esse comando e o Colar como nova normal é que ele usa o buffer selecionado em vez do buffer global da área de transferência.

Remover buffer

Este comando apaga o buffer selecionado, sem perguntar nada. Você não pode apagar o Buffer global.

4.1.2.2. Menu de contexto

Figura 15.66. O menu de contexto de Buffers

O menu de contexto de Buffers

Esses comandos estão explicados acima, com os botões.