3.7. Diálogo de fontes

Figura 15.61. O diálogo de fontes

O diálogo de fontes

O diálogo de Fontes é usado para selecionar fontes para a ferramenta de Texto. Ele também permite que você atualize a lista de fontes disponíveis, se você adicionar novas fontes enquanto o GIMP está em execução.

3.7.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Fontes é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeFontes.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaFontes.

  • Das opções de ferramenta para a ferramenta de Texto. Se você clicar no botão de Fonte, um seletor de fontes surgirá. No canto inferior direito desse seletor há um botão que, se for pressionado, faz aparecer o diálogo de Fontes.

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única.Nesse caso, se já houver um diálogo de Fontesaberto, você pode trazê-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasFontes.

3.7.2. Usando o diálogo de fontes

A coisa mais básica que você pode fazer nesse diálogo é selecionar uma fonte ao clicar nela: essa fonte será usada pela ferramenta de texto. Se ao invés de clicar e soltar, você mantiver o botão esquerdo do mouse pressionado com o ponteiro posicionado sobre o exemplo de uso da fonte (Aa), aparecerá uma janela mostrando um exemplo de texto maior.

Modo de Grade/Lista

Figura 15.62. O diálogo de fontes

O diálogo de fontes

Diálogo no modo de Grade

O diálogo de fontes

Diálogo no modo de Lista


[Dica] Dica

Ctrl+F abre uma caixa para pesquisas por nome. Para maiores informações sobre o modo de lista, veja Visualizar como lista; Visualizar como grade.

No menu de Guia para o diálogo de Fontes, você pode escolher entre Ver como gradee Ver como lista. No modode grade, os modelos aparecem em um arranjo regularde ícones com exemplo de cada fonte. Apenas o nome da fonte selecionada é exibido. No modo de Lista, elas são alinhadas uma abaixo da outra, e o nome completo de cada fonte é exibido.

Atualizar lista de fontes

Pressionar esse botão na parte de baixo do diálogo faz com que a lista de fontes do sistema seja atualizada. Isso pode ser útil se você adicionar novas fontes enquanto o GIMP estiver em execução, e quiser que elas sejam acessíveis pela ferramenta de Texto. Você também pode fazer a lista de fontes ser atualizada clicando com o botão direito na lista de fontes do diálogo e escolhendo a opção Atualizar a lista de fontes no menu que aparece. (Na verdade, é a única opção deste menu)

[Dica] Dica

Você pode alterar o tamanho das pré-visualizações de fonte no diálogo usando as opções de Tamanho da pré-visualização no menu de guias da caixa de diálogo.