2.5. Diálogo de histograma

Figura 15.16. O diálogo de Histograma

O diálogo de Histograma

O diálogo de histograma mostra informação sobre a distribuição estatística dos valores de cor na camada ou seleção ativas. Esta informação é geralmente útil quando você está tentando equilibrar as cores de uma imagem. Entretanto, o diálogo de Histograma é puramente informativo: nada do que você faça nele vai causar alteração na imagem. Se você quiser realizar uma correção de cores baseando-se no histograma, use a ferramenta de Níveis

2.5.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Histograma é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • Do menu da janela de imagens em JanelasDiálogos de encaixeHistograma.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaHistograma.

  • Do menu da janela de imagem, em CoresInformaçãoHistograma.

No menu de Janelas, há uma lista de janelas independentes que existe se pelo menos um diálogo estiver aberto, sem estar acoplado à janela principal do GIMP no modo de janela única. Nesse caso, se já houver um diálogo de Histogramaaberto, você pode traze-lo para cima das outras janelas clicando diretamente em JanelasHistograma.

2.5.2. Sobre Histogramas

No GIMP cada camada de uma imagem pode ser decomposta em um ou mais canais de cores. Para uma imagem RGB, nos canais R (Red - vermelho), G (Green - verde) e B (Blue - azul); para uma imagem em tons de cinza, em um único canal de Valor. Camadas que suportam transparência tem um canal adicional, o canal Alfa. Até o GIMP 2.8, cada canal suporta uma faixa de cores de 0 a 255 (valores inteiros). Portanto, um pixel preto tem o valor 0 em todos os canais de cor; um pixel branco tem o valor 255 em todos os canais. Um pixel transparente tem o valo 0 no canal Alfa, e um pixel opaco tem valor 255 nesse canal. No GIMP 2.9 em diante, para imagens com precisão maior que 8 bits por canal, usam-se valores decimais de 0.0 até 1.0, em vez de valores inteiros de 0 a 255.

Para imagens RGB, é conveniente definir um pseudo canalde Valor. Este não é um canal real de cor: ele não reflete nenhuma informação armazenada diretamente na imagem. Em vez disso, o Valor para um pixel é dado pela equação V = max(R,G,B). Essencialmente, o Valor é o que você obteria para um pixel se você convertesse a imagem para o modo Tons de cinza

Para maiores informações sobre canais, consultar Seção 1, “Tipos de Imagem”.

2.5.3. Usando o diálogo de Histograma

O nome da camada ativa é exibido no alto do diálogo

Canal

Figura 15.17. Opções de canal para uma camada RGB com canal alfa.

Opções de canal para uma camada RGB com canal alfa.

Permite que você escolha qual canal usar. As possibilidades dependem do tipo de camada da camada ativa. Essas são as opções que você pode ver e o que elas significam:

Valor

Para imagens RGB e em Tons de cinza, esta opção exibe a distribuição de brilho na camada. Para uma imagem em Tons de cinza, o valor é lido diretamente dos dados dos pixel. Para uma imagem RGB, eles são tomados do pseudo canal de Valor.

Para uma imagem indexada, o canal Valor mostra, na verdade, as frequências de cada índice do mapa de cores. Portanto, é um histograma de pseudocor, e não um histograma real das cores.

Vermelho, Verde, Azul

Essas opções só aparecem para camadas de imagens RGB. Elas exibem respectivamente a distribuição dos níveis de intensidade dos canais Vermelho, Verde e Azul.

Alfa

Essa opção exibe a distribuição dos níveis de opacidade. Se a camada for completamente transparente (alfa = 0), ou completamente opaca (alfa=255), o histograma consistirá de uma única barra no canto esquerdo ou no canto direito.

RGB

Figura 15.18. Histogramas combinados dos canais R, G e B.

Histogramas combinados dos canais R, G e B.

Essa entrada, disponível apenas para camadas RGB, mostra os histogramas dos canais R (vermelho), G (verde) e B (azul) superpostos, de forma que você possa ver toda a informação sobre a distribuição de cores num único lugar.

Botões de Linear/Logaritmico

Figura 15.19. O histograma mostrado acima, mudado para o modo logarítmico

O histograma mostrado acima, mudado para o modo logarítmico

Esses botões determinam se o histograma será exibido usando um eixo Y de escala linear ou logarítmica. Para imagens fotográficas, o modo linear é normalmente mais interessante. Para imagens que contém áreas extensas de uma mesma cor, no entanto, um histograma será em geral dominado por uma, ou poucas, barras, e o histograma logarítmico permitira uma visualização melhor das cores usadas.

Configuração de faixas

Figura 15.20. Aspecto do diálogo após configuração de uma faixa.

Aspecto do diálogo após configuração de uma faixa.

Você pode restringir os dados de origem para as estatísticas exibidas na parte de baixo do diálogo a uma faixa limitada de valores, se desejar. Você pode configurar a faixa de valores de três formas diferentes:

  • Clicando e arrastando o ponteiro na área em que o histograma está desenhado, do nível mais baixo até o nível mais alto desejado.

  • Clicando e arrastando os triângulos preto e branco no controle abaixo do histograma.

  • Usando as entradas numéricas abaixo do controle deslizante (entrada da esquerda: número mínimo da faixa; entrada da direita: número máximo da faixa)

Estatísticas

Na parte de baixo do diálogo são exibidas algumas estatísticas básicas descrevendo a distribuição dos valores no canal, restritas à faixa selecionada.

  • Média: O valor da médio do intervalo, no canal selecionado.

  • Desvio padrão: Desvio padrão. Dá uma idéia de quanto homogênea é a distribuição no intervalo selecionado.

  • Mediana: Por exemplo, o valor do 50º pico num intervalo de 100 valores.

  • Pixels: O número de pixels na camada ou seleção ativos.

  • Contagem: O número de pixels em uma barra (quando você clica no histograma) ou no intervalo selecionado.

  • Percentual: A razão entre o número de pixels no intervalo selecionado e o número total de pixels na camada ou seleção ativa.