5.7. Níveis

A ferramenta de nível possui características similares ao da janela de Histograma mas também permite alterar a intensidade do nível de cores da camada ativa ou seleção em cada canal. Esta ferramenta é útil para deixar uma imagem mais clara ou escura, para alterar o contraste ou corrigir uma tonalidade predominante na imagem.

5.7.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar essa ferramenta de diversas formas:

  • In the image menu through ToolsColor ToolsLevels….

  • In the image menu through ColorsLevels….

  • Clicando no ícone da ferramenta na caixa de ferramentas se a ferramenta estiver instalada nela. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.

5.7.2. Opções

Figura 14.161. Opções da ferramenta de nível

Opções da ferramenta de nível

Armazenadas

Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão Adicionar configurações às favoritas

O botão abre o seguinte menu:

Figura 14.162. Menu de pré-ajustes

Menu de pré-ajustes

permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:

Figura 14.163. Janela para gerenciar configurações salvas

Janela para gerenciar configurações salvas

Canal

Você pode selecionar um canal em especifico para ser modificado com a ferramenta:

  • Valor altera o valor de todos os canais RGB da imagem: a imagem se torna mais clara ou escura.

  • Vermelho, Verde e Azul fazem a ferramenta funcionar em um canal de cor em particular: a imagem ganha mais ou menos cor. Se lembre que adicionar ou remover uma cor resulta na remoção ou adição de uma cor complementar

  • Alfa faz a ferramenta funcionar apenas nas camadas ou seleções semi-transparentes: neste caso, escuro significa mais transparência, e branco é completamente opaco. A sua imagem precisa ter um canal alfa, caso contrário esta opção estará desativada.

  • Reinicializar canal cancela as alterações do canal selecionado.

Níveis de entrada

Essa área é uma representação gráfica dos tons escuros (sombras), tons médios e tons claros (brilhos) da camada ativa ou da seleção (o histograma). Eles estão nas coordenadas, indo do nível 0 (preto) ao nível 255 (branco). O número de pixels de cada nível está representado na altura do gráfico. A superfície da curva representa todos os pixels da imagem para o canal selecionado. Uma imagem bem balanceada é uma imagem com níveis (tons) distribuídos por todo o gráfico. Uma imagem que tem como cor predominante o azul, por exemplo, irá produzir um histograma com uma curva maior no lado esquerdo nos canais Vermelho e Verde, o que significa a falta de tons mais claros das cores vermelho e verde.

As faixas dos níveis pode, ser modificado de três formas:

  • Os três triângulos de ajuste: um preto para tons escuros (sombras), um cinza para tons médios (gama), um branco para tons claros (brilhos).

    O ajustador preto determina o ponto preto: todos os pixels com este valor ou menos se tornarão pretos (valor 0: sem cor se um canal de cor for selecionado / transparente com o canal alfa selecionado).

    O ajustador branco determina o ponto branco: todos os pixels com este valor ou maior se tornarão brancos (completamente coloridos com um canal de cor selecionado / completamente opaco com o canal alfa selecionado).

    O ajustador cinza determina o ponto médio. Ajustar para a esquerda, para o lado preto, torna a imagem mais clara (mais colorida / mais opaca). Enquanto que ajustar para a direita, para o lado branco, torna a imagem mais escura (menos colorida / mais transparente).

  • Os dois conta-gotas: quando você clica sobre eles, o cursor do mouse se tornará um conta-gotas. Com isso, clicar sobre a imagem determina o ponto preto ou branco de acordo com o local clicado. Use o da esquerda, o preto, para determinar o ponto preto; use o da direta, o branco para determinar o ponto branco.

  • Três caixas de texto numéricos para inserir os valores diretamente.

Os níveis de entrada são usados para brilhos claros (tons claros), para sombras escuras (tons escuros), alterar o balanço do brilho e dos tons escuros. Mova os ajustadores para a esquerda para aumentar a luminosidade (aumenta o tom da cor escolhida / aumenta a opacidade). Mova os ajustadores para a direita para diminuir a luminosidade (diminui o tom da cor escolhida / diminui a opacidade).

Exemplos de níveis de saída

A imagem original é uma imagem em tons de cinza com três faixas: escura (64), tom médio (127), e claro (192). O histograma mostra três picos, um para cada um desses três tons.

Imagem original

  1. O canal valor está selecionado. O ajustador preto (escura) foi movido para cima do pico do lado escuro. O valor 64 se transformou em 0 e a faixa escura se tornou preta (0). O ajustador de gama (tons médios) é movido automaticamente para o meio da taxa de níveis. Tons médios se tornam mais escuram se tornando 84 e tons claros vão para 171.

    Ajustador preto foi movido

  2. O ajustador branco (tons claros) foi movido para cima do pico de tom claro. O valor 192 se tornou 255 e a faixa de tons claros se tornou completamente branca. O ajustador de gama (tons médios) foi movido automaticamente para o meio da taxa de níveis. Os tons médios estão mais claros em 169 e os escuros estão em 84.

    O ajustador branco foi movido

Níveis de saída

Os níveis de saída permitem uma seleção manual da do limite da faixa de níveis de saída. Também existem caixas de textos numéricas com setas localizadas aqui que podem ser usadas para alterar os níveis de saída interativamente.

Os níveis de saída forçam às taxas de tons a exibirem um novo limite que você selecionar.

  • Trabalhando com Valor: os valores serão comprimidos e ficarão mais parecidos; então o contraste será reduzido. Os tons escuros estarão mais claros: novos detalhes serão visíveis mas o contraste será menor; será necessário fazer um ajuste. Os tons mais claros ficarão mais escuros.

  • Trabalhando com canais de cores: se você usar o canal verde, por exemplo, e selecionar os níveis de saída entre 100 e 140, então todos os pixels que tenham algum nível de verde, mesmo que pequeno, irão ter o seu canal de cor verde alterado para entre 100 e 140.

  • Trabalhando com canal alfa: todos os valores alfa serão alterados para o nível que você selecionar.

Exemplos de níveis de saída

  1. A imagem original está no modo RGB e é um degradê partindo do preto (0, 0, 0) para o branco (255, 255, 255). Os níveis de saída não tem histograma próprio na ferramenta; então neste caso, nós usamos JanelasDiálogos de encaixeHistograma.

    Imagem original (um degradê)

  2. Com o canal de valor selecionado. O ajustador preto foi movido para 63 e o ajustador branco para 189. O histograma mostra a compressão dos pixels. Nenhum pixel tem valor menor do que 63, e nenhum pixel é maior que 189. Na imagem, os tons escuros estão mais claros, e os tons claros estão mais escuros: o contraste está reduzido.

    Ajustador preto foi movido

Todos os canais

Automático: Faz um ajuste automático dos níveis.

Três conta-gotas , , Estes três botões respectivamente representam um conta-gotas branco, um cinza e um preto. Quando você clica sobre um destes botões, o cursor do mouse toma a forma de um conta-gotas. Então, ao clicar em um ponto da imagem, o pixel clicado determinará o ponto branco, ponto preto ou o ponto médio de acordo com o conta-gotas que você escolher. Isso funciona em todos os canais, mesmo se um canal em particular estiver selecionado.

Figura 14.164. Exemplo de conta-gotas de níveis

Exemplo de conta-gotas de níveis

Acima está o degradê original partindo do preto para o branco. Abaixo está o resultado após clicar com o conta-gotas branco: todos os pixels com um valor alto que o do pixel clicado se tornaram brancos.


Editar estas configurações como curvas

Para facilitar o seu trabalho, este botão permite ir para a ferramenta de Curvas usando as mesmas configurações.

Pré-visualização

O botão de pré-visualização faz com que todas as mudanças de níveis sejam visualizadas dinamicamente conforme as novas configurações de níveis são selecionados.

5.7.3. Janela de opções da ferramenta

Figura 14.165. Opções da ferramenta de Níveis

Opções da ferramenta de Níveis


Embora esta ferramenta não esteja presente na caixa de ferramentas por padrão (por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas” se você quiser adiciona-la), ainda sim ela possui uma caixa de diálogo em baixo da caixa de ferramentas. Estas opções estão descritas aqui:

Escala do histograma

Estas duas opções tem as mesmas funções que os botões logaritmo e linear na janela de Níveis.

Amostra da média

O seletor permite escolher o raio do coletor de cores da área. Esta área aparece como um quadrado maior ou menor conforme você mantém o clique pressionado em um pixel.

5.7.4. Prática em imagens reais

Figura 14.166. Uma imagem muito sub-exposta

Uma imagem muito sub-exposta

Imagem original

Uma imagem muito sub-exposta

O histograma mostra que os tons escuros estão predominando, enquanto que os tons claros estão faltando.


Figura 14.167. Configurando o ponto branco

Configurando o ponto branco

O ajustador branco foi movido para o início dos tons claros do histograma. A imagem fica mais clara.

Configurando o ponto branco

O histograma resultante (abaixo) mostra a existência de tons claros agora, mas os tons escuros continuam predominando.


Figura 14.168. Configure o balanço entre os tons claros e escuros.

Configure o balanço entre os tons claros e escuros.

O ajustador médio foi movido para a esquerda. Isso resulta na diminuição da proporção dos tons escuros e do aumento da proporção dos tons claros.

Configure o balanço entre os tons claros e escuros.

O histograma resultando (abaixo) confirma a redução dos tons escuros.