6.14. Tamanho para impressão

This command opens the Set Image Print Resolution dialog that allows you to change the dimensions of a printed image and its resolution. This command does not change the number of pixels in the image and it does not resample the image. (If you want to change the size of an image by resampling it, use the Scale Image command.)

6.14.1. Ativando o diálogo

  • You can access this dialog from the image menubar through ImagePrint Size….

6.14.2. Opções no diálogo de Tamanho para impressão

Figura 16.67. The Set Image Print Resolution dialog

The Set Image Print Resolution dialog

A resolução de saída determina o número de pixels utilizado por unidade de comprimento para a imagem impressa. Não confunda esta resolução de saída com a resolução da impressora, que é uma característica medida em dpi pontos (dots) por polegada; muitos desses pontos são usados para compor um único pixel.

Quando o diálogo é exibido, a resolução mostrada nos campos é a resolução da imagem original. Se você aumentar a resolução de saída, a imagem impressa será menor, uma que mais pixels serão usados por unidade de comprimento. De forma análoga, redimensionar a imagem modifica a resolução.

Aumentar a resolução resulta em aumentar a nitidez dos detalhes da imagem impressa. Isso é bem diferente de simplesmente reduzir a imagem ao redimensiona-la, uma vez que nenhum pixel (e nenhuma informação da imagem) é removida.

Largura; Altura

Você pode alterar a Largura e Altura de impressão usando as caixas de texto. Você também pode escolher as unidades para esses valores na lista suspensa.

Assim que você alterar o valor para Largura, ou Altura, os valores para resolução X e/ou Y serão automaticamente ajustados. Se os dois valores de resolução estiverem vinculados, a proporção de largura e altura da imagem também é mantida automaticamente. Se você quiser modificar esses valores de forma independente, clique no ícone de corrente para desvincula-los.

Resolução X; Resolução Y

Você pode ajustar a resolução usada para calcular a largura e altura da imagem impressa a partir do tamanho físico da imagem, isto é, a partir do número de pixels na mesma.

Use as caixas de texto para alterar esses valores. Eles podem estar vinculados para manter a proporção entre os mesmos constantes. O ícone de corrente inteira entre as duas caixas indica que os valores estão vinculados. Se você quebrar o vínculo ao clicar na corrente, você poderá alterar os dois valores de forma independente.