6.15. Redimensionar imagem

O comando Redimensionar imagem aumenta ou diminui o tamanho físico de uma imagem alterando o número de pixels que ela contém. Ele altera o tamanho de todos os conteúdos da imagem e redimensiona a tela de pintura de acordo.

Ele opera na imagem toda. Se sua imagem tem camadas de tamanhos diferentes, reduzir a imagem pode encolher algumas delas até não existirem mais, já que uma camada precisa ter pelo menos um pixels de largura e de altura. Se isso ocorrer, você será avisado antes da operação ser realizada.

Se você desejar redimensionar apenas uma ou mais camadas em particular, use o comando Redimensionar camada.

[Nota] Nota

Se o redimensionamento for gerar uma imagem maior que o Tamanho máximo de novas imagens configurado na página Ambiente do diálogo de preferências (que tem um valor padrão de 128 Mb), você será avisado e terá que confirmar a operação antes da mesma ser executada. Você pode não experimentar nenhum problema se confirmar a operação, mas deve saber que imagens muito grandes consomem muitos recursos, e podem consumir mais recursos do o que você tem, fazendo com que o GIMP trave ou não funcione muito bem.

6.15.1. Ativa o comando

  • You can access this command from the image menubar through ImageScale Image….

6.15.2. O diálogo Redimensionar imagem

Figura 16.68. O diálogo Redimensionar imagem

O diálogo Redimensionar imagem

Tamanho da imagem

Você deve ter em mente que uma imagem pode estar em um de quatro lugares: no arquivo de imagem, na memória RAM depois que for aberta, na sua tela quando ela é exibida, ou no papel depois de impressa. Redimensionar a imagem altera o número de pixels (a quantidade de informação) que a imagem contém, e isso afeta diretamente a quantidade de memória necessária para esta imagem (na RAM ou em um arquivo)

Entretanto, o tamanho da impressão também depende da resolução da imagem, que essencialmente determina quantos pixels serão impressos em cada centímetro de papel. Se você quer mudar o tamanho da impressão sem redimensionar e mudar o número de pixels de uma imagem, você deve usar o diálogo de Tamanho para impressão. O tamanho na tela depende não apenas do número de pixels, mas da resolução da tela, o fator de aproximação (zoom) e configuração da opção Um ponto por pixel.

Se você redimensionar uma imagem para além de seu tamanho original, o GIMP calcula os pixels faltantes por interpolação, mas ele não acrescenta nenhum detalhe novo. Quanto mais você aumentar uma imagem, mais borrada ela fica. A aparência final de uma imagem aumentada depende do método de interpolação que você escolher. Você pode melhorar a aparência usando o filtro Aguçar depois de redimensionar uma imagem, mas é melhor usar uma alta-resolução quando você escanear, tirar fotos, ou produzir imagens digitais por outros meios. Imagens raster não ficam boas quando são aumentadas pelo próprio conceito delas.

Você pode precisar diminuir o tamanho de sua imagem se você tem a intenção de usa-la numa página web. Você deve considerar que a maioria dos usuários da internet vai ter tamanhos menores de tela, que não podem comportar uma imagem grande. Muitas telas tem resoluções de 1024x768 ou ainda menos.

Adicionar ou remover pixels é um processo chamado de Reamostrar

Largura; Altura

Quando você seleciona o comando de Redimensionar, o diálogo mostra as dimensões da imagem original, em pixels. Você pode selecionar a Largura e a Altura que você quer dar para sua imagem adicionando ou removendo pixels. Se o ícone de correntinha próximo as caixas de Largura e Altura estiver inteiro, a Largura e a Altura se mantém vinculadas, e são alteradas uma em proporção à outra. Se você clicar no ícone de correntinha, quebrando-a, poderá ajustar a largura e a altura de forma independente, mas isso irá distorcer a imagem.

Entretanto, você não precisa escolher as dimensões em pixels. Você pode optar por unidades diferentes a partir do menu suspenso. Se você escolher porcentagem como unidade, você pode configurar o novo tamanho em relação ao tamanho original. Você também pode usar unidades de medida física, tais como milímetros ou polegadas. Se você fizer isso, deve preencher os campos Resolução X e Resolução Y com os valores apropriados, uma vez que eles são necessários para a conversão entre unidades físicas e dimensões da imagem em pixels.

Resolução X; Resolução Y

Você pode configurar a resolução de impressão da imagem nos campos Resolução X e Resolução Y. Você também pode alterar as unidades de medida usando o menu suspenso.

Qualidade

Para alterar o tamanho da imagem, ou alguns pixels serão removidos, ou novos pixels devem ser acrescentados. O processo que você usa determina a qualidade do resultado. O menu suspenso de Interpolação provê uma lista dos métodos disponíveis para interpolar os pixels em uma imagem redimensionada.

Interpolação
  • Nenhum: Nenhuma interpolação é usada. Os pixels são simplesmente removidos ou duplicados, como acontece ao fazer zoom. Este método é de qualidade baixa, mas muito rápido. Pode ser usado de propósito para se obter uma imagem de alta-resolução imitando imagens retrô, quando se aumenta a imagem em múltiplos de 100%.

  • Linear: Este método é bastante rápido, e mesmo assim produz resultados que são razoavelmente bons.

  • Cúbica: Este método produz alguns dos melhores resultados, mas também é bastante lento.

  • Sinc (Lanczos 3): Introduzido no GIMP-2.4, este método borra menos em redimensionamentos grandes proporcionalmente ao tamanho da imagem.

[Nota] Nota

Veja também a Ferramenta de redimensionar, que permite o redimensionamento de uma camada, uma seleção ou um vetor.