3.4. Preenchimento com balde

Figura 14.59. Ferramenta de preenchimento

Ferramenta de preenchimento

Essa ferramenta preenche uma seleção com a cor de frente atual. Se você pressionar Ctrl enquanto clica com a ferramenta de balde ativada, ela irá usar a cor de fundo. Dependendo de como as opções da ferramenta estão definidas, a ferramenta de preenchimento irá tanto preencher inteiramente a seleção, ou apenas as partes em que as cores são similares ao local em que você clicou. As opções da ferramenta também irão afetar a forma como a transparência é tratada..

A quantidade de preenchimento depende de qual limiar de preenchimento que você especificou. O limiar de preenchimento determina quanto diferente podem ser as cores para o preenchimento se espalhar (da mesma forma que na ferramenta de seleção contígua — a varinha mágica). O preenchimento começa no ponto onde você clica e espalha para fora até o valor da cor ou alfa se tornar muito diferente.

Quando você preencher objetos em uma camada transparente (como letras em uma camada de texto) com uma cor diferente que a anterior, você pode descobrir que uma borda com a cor antiga continua a contornar os objetos. Isso acontece devido a um baixo limiar de preenchimento na janela de opções do preenchimento. Com um baixa limiar de preenchimento, a ferramenta de balde não irá preencher pixels semi-transparentes, e eles não serão afetados pelo preenchimento mantendo as suas cores originais.

Se você deseja preencher áreas que estão totalmente transparentes, você precisa se certificar de que a opção de trava (na janela de camadas) está desmarcada. Se essa opção estiver marcada, apenas as partes não transparentes da camada serão preenchidas.

3.4.1. Ativando a ferramenta

  • Você pode encontrar a ferramenta de balde de preenchimento a partir do menu da janela de imagem em: FerramentasFerramentas de pinturaPreenchimento

  • Você também pode ativá-la ao clicar no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas.

  • ou pressionando as teclas Shift+B.

3.4.2. Teclas modificadoras (por padrão)

  • A tecla Ctrl alterna o uso da cor de fundo do preenchimento ou a cor de frente do preenchimento a qualquer momento.

  • Shift alterna entre preencher cores similares ou preencher toda a seleção a qualquer momento.

3.4.3. Opções

Figura 14.60. Opções da ferramenta de Preenchimento

Opções da ferramenta de Preenchimento

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Modo; Opacidade

Veja ferramentas de pintura para obter ajuda com as opções que são comuns para todas essas ferramentas. Apenas opções que são específicas ao Preenchimento estão descritas aqui.

Tipo de preenchimento

O GIMP providencia três tipos de preenchimento:

Preenchimento com cor da Frente

define a cor de frente selecionada atualmente como a cor de preenchimento.

Preenchimento com cor de fundo

define a cor de Fundo selecionada atualmente como a cor de preenchimento.

Preenchimento com textura

define a textura selecionada atualmente como a cor de preenchimento. Você pode selecionar a textura a ser usada em uma lista.

Essa lista permite ao usuário selecionar uma das diversas texturas de preenchimento para usar na sua próxima operação de preenchimento. A forma na qual a lista é apresentada é controlada por quatro botões na parte inferior do seletor.

Área afetada
Preencher toda a seleção

Essa opção faz com que o GIMP preencha a seleção pré-existente ou toda a imagem. Uma outra forma de fazer a mesma coisa seria clicar e arrastar a cor de frente, cor de fundo ou textura, para dentro da seleção.

Preencher cores similares

Essa é a configuração padrão: a ferramenta preenche a área que tiver uma cor próxima a do pixel que você clicou inicialmente. A similaridade de cores é definida pelo limiar de brilho, que você pode definir com um valor ou com uma posição do cursor.

Encontrando cores similares

Sob essa seção você pode encontrar duas opções:

Preencher áreas transparentes

A opção de preencher áreas transparentes oferece a possibilidade de preencher áreas com baixa opacidade.

Usar amostra combinada

A opção usar amostra combinada troca para uma amostra a partir de todas as camadas visíveis. Se a amostra combinada está ativa, o preenchimento pode ser feito em uma camada inferior, enquanto que a informação de cor usada pelo limiar está localizada em camadas superiores. Simplesmente selecione uma camada inferior e se certifique que a camada acima é visível para ponderação da cor.

Limiar

O seletor de limiar define o nível em que a ponderação de cor é medida para os calcular os limites de preenchimento. Uma configuração com um valor maior preencherá mais partes de uma imagem multicolorida e o oposto, uma limiar menor irá preencher uma área menor.

Preencher por

Com essa opção você pode escolher qual componente da imagem o GIMP deve usar para calcular a similaridade e determinar as bordas de preenchimento.

Os componentes que você pode escolher são Composto, Vermelho, Verde, Azul, Matiz, Saturação e Valor.

Não é fácil de entender essa opção. Você precisa escolher, por exemplo, o canal vermelho. E então você clica em qualquer pixel, e a ferramenta buscará por pixels contíguos similares ao pixel clicado, mas olhando apenas no canal vermelho de todos eles de acordo com a configuração de limiar. Um exemplo:

Imagem original: três faixas com degradês de cores puras. Vermelho (255, 0, 0), Verde (0, 255, 0), Azul (0, 0, 255). Nós vamos usar a ferramenta de balde de preenchimento com a cor magenta e o limiar definido em 15.

Imagem 1: Preencher por = Composto. Nós clicamos sucessivamente nas três faixas de cores. Cada faixa é preenchida de acordo com o limiar.

Imagem 2: Preencher por = Vermelho. Nós clicamos na faixa vermelha. A ferramenta busca por pixels contíguos que possuem um valor similar no canal vermelho, de acordo com o limiar definido. Apenas uma área estreita corresponde a esses padrões. Nas faixas verde e azul, o valor de pixels no canal vermelho é 0, muito diferente do valor de canal vermelho do pixel clicado: a cor não se espalha até eles.

Imagem 3: Preencher por = Vermelho. Nós clicamos na faixa verde. Aqui, o valor do pixel clicado no canal vermelho é 0. Todos os pixels nas faixas verde e azul possuem o mesmo valor de canal vermelho (0): todos eles foram pintados.

Figura 14.61. Exemplo de preencher por

Exemplo de preencher por

Imagem original

Exemplo de preencher por

Imagem 1

Exemplo de preencher por

Imagem 2

Exemplo de preencher por

Imagem 3


3.4.4. Preencher uma seleção enevoada

Ao clicar repetidamente na seleção com bordas enevoadas, você irá progressivamente preencher a borda enevoada:

Figura 14.62. Exemplo para preencher uma seleção enevoada

Exemplo para preencher uma seleção enevoada

Imagem original

Exemplo para preencher uma seleção enevoada

Após clicar 3 vezes mais com a ferramenta de preenchimento